Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre o ofurô: uma banheira que nos convida ao relaxamento!
Nada melhor para descansar que um banho relaxante ao ar livre.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com
De acordo com a definição encontrada na enciclopédia virtual Wikipédia, ofurô é um tipo de banheira utilizada a princípio no Japão, e que depois passou a ser difundida pelo restante do mundo.
O uso da madeira e de vegetação colaboram para tornar a atmosfera ainda mais relaxante!
Fonte: http://media.onsugar.com/
Essa banheira tem algumas características especiais, como por exemplo, o seu formato bem mais profundo do que uma banheira convencional ocidental, para que o usuário possa tomar banho com o corpo em posição fetal, suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada.
Que tal um "banho" coletivo?
Outra característica peculiar é a temperatura da água, que deve estar entre 36° e 40°C, proporcionando muitos benefícios para a saúde, como o alívio das tensões, dor musculares e do stress diário, limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (devido ao estímulo glandular causado pela alta temperatura), ativação da circulação sanguínea, estimulação das atividades celulares, fortalecimento dos tecidos, além é claro, da sensação geral de bem-estar.
Não importa o formato, sempre há um ofurô que se adequa ao espaço disponível de nossas casas!
Fonte: http://www.cedartubs.com/
A cultura japonesa nos ensina que o objetivo nesses banhos de imersão não é lavar o corpo, e sim a alma, sendo o banho no ofurô um ritual autêntico e familiar no Japão, podendo inclusive ser utilizado por mais que uma pessoa ao mesmo tempo. Aliás, quem entra no ofurô deve lavar-se e enxaguar-se previamente, pois a água é reutilizada. O que para nossa cultura pode parecer estranho, para os japoneses é algo comum e milenar.
Pequeno e compacto, este é um exemplo de que o ofurô se adapta em qualquer cantinho do jardim!
Fonte: http://www.canhottub.com/
Dentre os materiais utilizados encontram-se a madeira, fibra de vidro, acrílico e outros, porém um dos mais tradicionais é a madeira. Por ser maciça e polida, a madeira apresenta uma textura muito agradável em contato com a pele, além de exalar um suave aroma. Outra vantagem deste material é em relação a manter a temperatura da água. Segundo o fabricante Will Arte, nos tamanhos médios, o resfriamento ocorre na razão de ½ (meio) grau Celsius por hora - com tampa, e de 1°C por hora - sem a tampa. Já nos tamanhos maiores, em que é possível acomodar 4 pessoas, a perda de calor é um pouco mais lenta, sendo de 1°C a cada 3 horas. E nos ofurôs para 6 pessoas, a temperatura diminui 1°C a cada 4 horas.
Já imaginou um banho agradável? Este é um exemplo claro!
Quanto à instalação, o processo é rápido e simples. Basta providenciar um ebulidor elétrico ou um aquecedor a gás, para manter a temperatura da água. Por ser leve e portátil, o ofurô pode ser colocado diretamente sobre o piso ou ficar embutido, por meio de um deck de madeira. Com facilidade, pode ser cheio ou esvaziado, facilitando o transporte e a movimentação, caso haja a necessidade de mudá-lo de lugar.
Um banho quentinho de ofurô pode nos proporcionar um imenso bem-estar e conforto!
A manutenção é feita de acordo com cada material, mas, no caso da madeira, basta esfregar uma toalha logo após a drenagem da banheira, e periodicamente utilizar uma esponja abrasiva, que normalmente acompanha o produto. Uma dica: procure instalar a banheira na sombra para aumentar a conservação do aspecto original da madeira.
Clima de férias!
Em relação aos modelos, existem muitas opções no mercado. O fabricante citado anteriormente possui 7 linhas de produtos, sendo os redondos (familiares, namoradeiras e individuais) e os ovais (simples, com espaldar, mignon e bebê), que vão de 500l a 2000l, tendo inclusive a opção de instalar hidromassagem com caixa silenciadora e com comando de desvio da água para cachoeira quente ou cascata sonora, que oxigena e refresca a água e produz agradável som. Outra opção é a iluminação interna cromoterápica, por fibra ótica. Os preços podem variar de $3.500 à $15.000 reais.
Pequeno, porém muito aconchegante!
Segundo o site mistermerlin, o banho de imersão tradicional japonês, pode ser incrementado para aumentar suas qualidades terapêuticas utilizando sais, pétalas de flores e óleos com essências. Para isto, bastar sentar no ofurô e deixar o corpo imerso até a altura do queixo por mais ou menos 20 minutos, de acordo com as recomendações dos hidroterapeutas. Depois disso, é interessante sair da água e relaxar até que a temperatura volte ao normal. A água quente ajuda a estimular a circulação. O corpo passa por um processo de vaso dilatação e normalmente a pressão cai, permitindo um relaxamento mais intenso. Nesse momento é que entram em cena os outros sentidos, como o olfato, absorvendo os odores de frutas, flores e óleos oferecidos.
O ofurô pode ser instalado até mesmo em iates!
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/
A princípio, qualquer pessoa pode fazer um banho de ofurô, mas as mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos devem consultar o médico antes de se entregar a essa maravilhosa forma de relaxamento.
Aconchegante e relaxante!
Oi Michelle, Tudo bem?
ResponderExcluirVim conhecer o seu blog e adorei! Achei lindo esses ofurôs que você colocou no post. Além de ser ótimo para relaxar completa a decoração da casa. Eu também escrevo sobre decoração e arquitetura no blog MadeiraMadeira e inclusive fiz um post falando sobre ofurôs, banheiras de hidromassagens e SPAS, se quiser dê uma olhada: http://www.madeiramadeirablog.com.br/banheiras-spas-e-ofuros-elas-nao-sao-apenas-para-decorar/
Beijos
Talita