Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre o uso de tecidos na decoração

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre o uso de tecidos na decoração e no design de interiores.

Olá leitores!
Hoje vou explorar um assunto bem interessante para a decoração e o design de interiores: o uso de tecidos! Vocês irão perceber que a variedade de padrões e texturas podem valorizar bastante um projeto! Aproveitem as dicas!

Os tecidos vem se tornando uma grande tendência a ser utilizada na decoração de interiores. Hoje, já é possível encontrar uma série de diferentes padrões e texturas a fim de dar um toque especial tanto em áreas residenciais, como comerciais.
  
Florais, listrados e xadrezes são alguns exemplos dos padrões mais utilizados na decoração por meio dos tecidos.
Fonte: http://www.blog.etica.com.br/


 E, como em qualquer área, para o desenvolvimento dos tecidos é preciso uma vasta pesquisa a fim de reforçar e melhorar a qualidade dos mesmos na decoração do mercado brasileiro. Desta forma, por meio deste objetivo que surgiu o TexBrasil Decor, que nada mais é que um comitê composto por diferentes empresas que procuram a melhor maneira de desenvolvimento contínuo no setor de design de tecidos, com muita criatividade e tecnologia.

Olhem que legal este exemplo, pois o tecido vai além da colcha e das almofadas, invandindo a cabeceira da cama e a cúpula do abajur. Lembrem-se que os padrões e as cores devem ser coordenados para gerar uma harmonia no projeto.

Um dado interessante fornecidos pelo TexBrasil Decor é que este grupo que faz parte deste comitê é responsável por uma produção estimada de 2,5 milhões de metros de tecidos por mês, em jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelasse, estampados e black-out. Essa produção é comercializada no Brasil e no exterior, e é utilizada na confecção de cortinas, estofados, revestimentos, tapeçaria, artigos de cama e mesa, entre outros.

Está aqui outra sugestão para cabeceiras de dormitórios: forrar painéis de mdf em diferentes tecidos harmoniosos. Detalhe: sabem por que a combinação ficou tão harmoniosa? Pois as cores base dos diferentes tecidos são as mesmas, ou seja, bege e marrom. Desta forma foi possível abusar nos padrões. Bacana né?

Segundo Ramiro Sanchez Palma, estamos na era do “fim do absolutismo na decoração.” Graças a diversidade dos tecidos e da tecnologia estamos vivenciando a época da democracia dos estilos, não havendo limites para brilhos ou estampas.

A mesma sugestão dos painéis forrados em mdf pode se estender para a sala de estar ou uma circulação, por exemplo. Observem a coordenação das cores: amarelo, verde e azul. Apesar dos tecidos serem tão diferentes, todos eles tem uma dessas cores em comum, deixando o espaço bem harmonioso.

De acordo com Juliana Lopes, os tecidos atuais representam um show de cores e texturas. Além das fibras naturais que são a grande aposta das empresas, tons mais quentes como o turquesa, laranja, rosa e o vermelho, estão totalmente em evidência. Estampas mais ousadas como folhagens e listras também estão em destaque, não deixando de fora a padronagem clássica e o floral – que são os grandes curingas da decoração.

O uso dos tecidos na decoração pode ser aplicado através dos tapetes, almofadas, mantas e até de tecidos emoldurados fazendo a vez de um belo quadro! Dica: cuidado na execução, pois como no caso da foto, o tecido pode enrugar e prejudicar o efeito desejado. (Só para informar que o projeto não é meu rss)

As restrições para o uso dos tecidos ficam por conta da inovação e criatividade, sendo possível aplicá-los tanto em áreas internas, como externas.

Dica: os tecidos usados em áreas externas devem ser impermeáveis, pois desta forma eles não sofrerão efeitos danosos sob a ação da exposição solar e das chuvas.

Na decoração de áreas internas é possível utilizar as cores, texturas e padrões dos tecidos para revestimento como um forte aliado, tendo o poder de modificar um ambiente com um simples e interessante toque.


Nas paredes, os tecidos dão aconchego e podem criar ambientes sofisticados e interessantes.

Sofás, almofadas, mantas, paredes, cabeceiras de camas, tetos, podem receber estampas e texturas com diferentes tramas e fibras (naturais ou artificiais). Linhos, sedas, sarjas, couros e algodões ganham estampas exclusivas, lavagens especiais e aplicações artesanais.

Dica: para tornar a composição mais clássica deve-se usar um "roda meio", ou seja, uma moldura que pode ser em madeira ou gesso e que divide a parede ao meio. Desta forma pode-se aplicar 2 materiais criando diferentes texturas e deixando o ambiente bem elegante.

Para a harmonização dos tecidos, a Arquiteta Beatrice Goldfeld dá uma interessante dica: “Quando utilizar a forração com tecidos de estampas ou desenhos diferentes é melhor que as tonalidades fiquem bem próximas”. A combinação pode se dar também por um estampado, listrado ou floral e diferentes tons lisos, brincando com a cartela de cores através das poltronas, sofás, almofadas. Segundo Neza César é possível também combinar o floral com o tweed, sendo uma alternativa clássica.

Dica: o marrom mesclado com tons de dourados é uma tendência fortíssima para este ano de 2011! Trouxe essa novidade quentinha de um curso de interiores que acabei de fazer em SP!

Os tecidos são tão práticos que podem ser utilizados até mesmo em lavados, como é o caso do exemplo da foto abaixo. O lavabo ganhou charme e sofisticação com a parede revestida por um tecido.


Dica: na maioria das vezes o tecido é mais econômico que o papel de parede. Porém exige um cuidado maior nas emendas. Uma solução que pode ser utilizada é costurar o tecido antes de fixá-lo com cola na superfície. Outro detalhe: no caso de aplicar o tecido em áreas molhadas não se esqueça de optar por tecidos sintéticos e impermeáveis.

Como explicado anteriormente, Neza César reforça que não podemos nos esquecer dos tecidos chamados “caipiras brasileiros”, protagonizados pela alegre chita. “Misturá-los num ambiente pode render uma atmosfera acolhedora. O importante ao casar estampas é pinçar uma cor e repeti-la em todos os tecidos, isso garante uma harmonia visual”.


O tecido em chita trás uma alegria incomparável a qualquer outro, deixando o ambiente super alegre e divertido.

Já os tecidos das áreas externas precisam ser especiais devido à sua característica principal de impermeabilidade, podendo ser utilizados em móveis, estofados ou almofadas. O “Acqua Block” é um exemplo interessante, pois contém uma resina especial que protege o fio e penetra na fibra, tornando-o impermeável. Além disso, segundo o fabricante, os tecidos possuem outras características interessantes como:
- ecologicamente correto
- 100% impermeável
- resistência aos raios solares e intempéries
- resistência ao esgarçamento
- resistência a formação de bactérias
- resistência contra formação de manchas aquosas e oleosas
- resistência a rachaduras


Dica: o tecido Acqua Block é da marca Karsten, facilmente encontrada em lojas de tecidos.
 Outro fornecedor maravilhoso, e quando digo isso, não me refiro apenas aos impermeáveis, é a Regatta tecidos.

Outra dica interessante dada por Cesar é que os tecidos funcionam ainda como uma excelente ponte entre o passado e o presente. Fica charmoso revestir móveis modernos com antigas padronagens francesas, inglesas ou orientais. O mesmo acontece quando se usa um revestimento atual numa peça antiga.






Lembre-se que não existe moda ou regra para o uso dos tecidos. Aqui, vale o estilo e a personalidade de cada um. Portanto, não se prenda a padrões e muito menos tenha receio em investir no que você considera belo e elegante.

Este é um exemplo de ambiente pelo qual venho aprendendo a admirar! A mistura do clássico com o moderno aliado a essas cores fantásticas geraram um espaço sensacional a meu ver! Tudo uma questão de gosto!

Espero que tenham gostado da matéria de hoje.

Beijos,

Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

9 comentários:

  1. Michele,

    Amei essa matéria sobre tecidos, como todas as suas matérias.
    Acho muito pertinente e instrutiva, muito obrigado.

    Victor Martins
    www.pensandoadecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O tecido vem tomando frente e muitas vezes ficando lado a lado com quadros de obras de arte e o melhor para fazer sua própria arte não precisa ser artista basta ter habilidade ou apenas concentração.

    ResponderExcluir
  3. O tecido pode substituir e com grandes vantagens o papel de parede... principalmente no que se refere ao custo e a aplicação.
    Ótima matéria prof! Obrigada!
    Daniele Nogueira Hilgenberg

    ResponderExcluir
  4. Olá Michele.
    Adorei receber a sua visitinha no meu blog!
    Gostei muito dessas sugestões de decoração com tecidos. Fiz um quadro grande de tecidos com estampa de arabescos para minha e sala e ficou um charme só.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA MICHELLE!
    SOU SUA MAIS NOVA SEGUIDORA.
    VI MUITA COISA INTERESSANTE POR AQUI.
    VOLTAREI MAIS VEZES PARA VER AS POSTAGENS ANTIGAS.
    Sou Sonia de Sá do blog:
    quartosdebebebysoniadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ola michele,
    gostei muito de tudo que você postou sobre tecidos, sobre o acqua block, você sabe se esse tipo de tecido aceita cola? e qual seria?. obrigada raquel

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele adorei essas estampas...E p cortinas seria esses tecidos ou perscianas?obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel, te recomendo procurar um fornecedor do produto para esclarecer todas as suas dúvidas, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, com relação as estampas, hoje já existe a possibilidade de aplicá-las nas persianas ou fazê-las em tecido mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir