Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Arquitetura e decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre banheiros

Neste artigo a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini dá dicas sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de construir ou reformar um banheiro.

Fonte: http://www.trendir.com/archives/pink-bathroom-ideas-laufen-4.jpg

A higiene e a limpeza são práticas humanas que no decorrer do tempo adaptaram-se à sociedade e cultura que estão inseridas. Na antiguidade, banhos e cuidados com a preservação da saúde individual e coletiva eram práticas usuais dos chineses e egípcios. Uma curiosidade datada no ano de 2.500 a.C. se diz respeito aos banheiros executados dentro das pirâmides, que tinham o intuito de tornar a eternidade dos faraós mais agradável.



Gregos e romanos, nossos antecessores clássicos, foram os responsáveis por canalizar águas pluviais e fluviais, tornando-se os precursores em sistemas hidráulicos.

Os banheiros coletivos também eram muito comuns, tanto em termas (piscinas aquecidas por aquecedores a lenha sobre os pisos), como em salas quentes (saunas). Reuniões, encontros, conversas e acordos eram realizados nesses espaços públicos que estimulavam a ciência, a arte e a política.


                                                                          Fonte: http://www.legaljuice.com/bathroom.jpg

Na Idade Média, os hábitos de higiene foram totalmente ignorados, trazendo sérias conseqüências para a Europa, como pestes e epidemias, pois as necessidades fisiológicas eram simplesmente despejadas pelas janelas.

Nos castelos, os banheiros eram feitos em uma espécie de quarto escuro com um buraco e um assento de madeira. Acreditava-se que a claridade atraia insetos e moscas, que poderiam transmitir doenças.



A classe mais elitizada possuía um objeto móvel para realizar suas necessidades, conhecido também como penico. Os banhos eram raros mesmo para os ricos. Para as pessoas menos abastadas, a água servia para banhar a família inteira: homens, filhos e por último, mulheres.

No século XVIII, mais precisamente em 1775, em Londres, Alexander Cunnings cria o sifão para ser acoplado aos vasos sanitários, reduzindo assim os terríveis odores. Portanto, foi nessa época que o penico medieval foi substituído pelo vaso sanitário assim como o conhecemos hoje e somente no fim desse século, os arquitetos começaram a incorporar o banheiro em seus projetos residenciais.

                                                  Fonte: http://www.trendir.com/archives/keuco-bathroom-furniture-edition-palais.jpg

No século XIX, os sistemas de canalização voltaram a funcionar, e os acessórios e artefatos para banheiros passaram a serem produzidos com estilo e materiais nobres: mármores, granitos, louças e metais.

Os banhos eram feitos em tinas (espécie de um tanque de água) e a higiene pessoal e diária dava-se por meio do famoso gomil (jarro de boca estreita) em penteadeiras ou toucadores. E somente em 1800, nos EUA, foi produzida a primeira banheira em cobre.

Os avanços tecnológicos do século XX foram muito importantes para que a sociedade adquirisse uma consciência de limpeza, beleza e bem-estar. A água encanada, o saneamento básico e mudanças no comportamento da população, fizeram com que a civilização moderna se preocupasse com sua saúde. Descargas, chuveiros e sifões passaram a ser obrigatórios em qualquer espaço destinado à higiene pessoal.

Fonte: http://www.homeinteriorszone.com/images/BathRooms/bathrooms1.jpg

A sociedade moderna transformou o ato do banho em prazer, um ambiente voltado ao descanso e à saúde, um verdadeiro oásis. Por isso os banheiros são ambientes importantes na arquitetura, sendo considerados até símbolos de poder econômico.

Para alguns usuários os banheiros devem ser práticos, pequenos e sem luxo, pois é um espaço que se utiliza apenas para a higiene pessoal. Já para outros, esses ambientes servem como refúgio, relaxamento e descanso, devendo ser espaçosos e confortáveis, transformando-se em verdadeiras salas de banho. Há ainda a possibilidade de transformar pequenos espaços em banheiros aconchegantes e belos.

                                            Fonte: http://hybridsnick.files.wordpress.com/2009/03/ideal-standard-digital-bathroom-thumb.jpg

Algumas dicas são úteis ao projetar um novo banheiro ou mesmo durante uma reforma, pois os custos de um ambiente como esse podem chegar a representar 30% da construção.

Procure não agir por impulso, pois consertar erros de projeto pode custar caro, e muitas vezes ser difícil e demorado. Contrate um profissional para lhe assessorar.

As peças necessárias para um banheiro devem ser quantificadas e discutidas pelo arquiteto juntamente com o usuário. Dependendo da dinâmica da família são necessários 2 pias, 2 chuveiros e até 2 vasos sanitários. Caso não haja espaço para bidê, procure instalar uma ducha higiênica, pois essas peças podem ser úteis em alguns tipos de doenças.

                                      Fonte: http://www.luxuo.com/wp-content/uploads/2009/04/luxury-classic-bathroom-furniture-lineatre-1-1.jpg

Caixas acopladas ao vaso sanitário podem não ser muito atraentes esteticamente, mas podem chegar a economizar de 20% a 30% de água. Esse tipo de tecnologia também está presente em torneiras e mictórios com acionamento automático.


                                                      Fonte: http://www.trendir.com/archives/kaldewei-bathtub-ellipso-1.jpg

Segurança é outro item importante ao se projetar um banheiro, por ser um espaço onde água e vapor estão sempre presentes.

• Procure utilizar revestimentos e pisos que não sejam tão escorregadios ao ficarem molhados. Evite modismos ao escolhê-los, pois será custoso substituí-los depois.

                                       Fonte: http://i728.photobucket.com/albums/ww288/wasidi_album/ModernBathroomFurniture.jpg

• Opte por uma porta de box que abra para fora, pois apesar de molhar o piso, em casos de emergência, proporciona melhor acesso.

                                                  Fonte: http://freshome.com/wp-content/uploads/2008/01/u-bathroom-furniture.jpg

• Evite instalar o ralo exatamente sob os pés, pois além de danificá-lo, ele pode ser bloqueado, alagando o box.

                                                Fonte: http://www.bathroomfitterscaerphilly.co.uk/resources/New+Bathroom+Large+4.jpg

• Barras de segurança na parede podem auxiliar na movimentação de uma pessoa idosa ou com algum tipo de deficiência física.


• Campainhas próximas ao vaso e ao box do chuveiro podem ser um recurso importante para pedir socorro, ao acontecer um acidente, principalmente quando se trata de pessoas idosas. Se a colocação imediata de campainhas não se faz necessária, deixe a fiação e tubulação preparadas para que no futuro se houver necessidade, evite gastos maiores com reformas e adaptações.

Fonte: http://elitechoice.org/wp-content/uploads/2008/05/vertebrae_bathroom_system.jpg

• A instalação de um sensor automático que acenda a luz do banheiro assim que a porta for aberta, pode facilitar bastante a vida do usuário.


Apesar de serem ambientes muitas vezes pequenos, os banheiros assim como qualquer outro espaço, exigem um bom projeto e a contratação de um profissional com certeza lhe ajudará na economia geral da obra.

                                           Fonte: http://my.loudclick.net/Sites/5920/WWW/Assets/Images/Dream%20House/5.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário