Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Decoração Tropical

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre o surgimento do tropicalismo e a exploração de formas, texturas e cores na arquitetura de interiores.


O uso do verde tanto nas plantas como nas cores, somados aos móveis de fibra, trazem um atmosfera tropical a esta aconchegante varanda.

“Moro num um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Como diz a música de Jorge Ben Jor e Wilson Simonal, o Brasil é um país que encanta pelo seu colorido, pela sua exuberância da fauna e flora, pela sua geografia e clima, e pela diversidade cultural na dança, na música, na culinária e nos costumes, graças à vasta miscigenação. Riqueza em uma complexa fragmentação cultural que se resume a uma só palavra: tropicalismo.

Quer gerar um ar tropical na decoração de sua mesa? Utilize padrões e estampas que remetam à diversidade do nosso Brasil. Observe ainda o uso da palhinha nas cadeiras, do tijolinho no piso e da abundância de vegetação natural ao redor do espaço.
Fonte:http://4.bp.blogspot.com/

Segundo a enciclopédia Wikipédia, o movimento tropicalista surgiu no final da década de 60, sendo um movimento cultural brasileiro que sofreu influência artística da vanguarda, da cultura pop nacional e estrangeira (pop rock e concretismo), fazendo um mix da cultura tradicional brasileira com as inovações estéticas radicais. Em suma, a tropicália buscava revelar as próprias contradições da realidade brasileira, demonstrando sempre os opostos: o moderno e o antigo, o nacional e o estrangeiro, o urbano e o rural, o progresso e o atraso, dentre outros.

O uso de cores terrosas combinadas com o verde ajudam a reforçar a decoração tropical deste ambiente todo integrado. Observem a mesa de centro. O que na verdade parecem pedras são esculturas manuais feitas de papelão. Lindíssimo!


O tropicalismo manifestou-se de várias formas culturais, como na música (cujos maiores representantes foram Caetano Velozo, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé); nas artes plásticas (Hélio Oiticica); no cinema (cinema novo de Gláuber Rocha) e no teatro brasileiro (peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Porém, muito mais que uma simples revolução cultural, este movimento foi considerado uma mudança comportamental adotado por vários gêneros artísticos.


Amplas aberturas, uso de materiais naturais e muito paisagismo são algumas características da decoração tropical.

Na Arquitetura de Interiores e decoração, a tropicália também deixas suas marcas. Gêneros, identidades, repertórios e linguagens dão base para que os profissionais da área possam juntar vários elementos das nossas raízes e os utilizar em uma ambientação ou decoração, gerando a sensação de alegria, vivacidade, emoção, energia e vitalidade.

A chaise long Rio projetada por Oscar Niemeyer trouxe uma atmosfera muito natural e aconchegante ao ambiente. O uso de amplos panos de vidro trazem uma abundante luz natural.

No entanto, combinar padrões e texturas para se chegar a um resultado elegante e sofisticado não é algo muito simples de se fazer. Porém, é possível fazer uma leitura sofisticada e despojada do tropical, utilizando elementos naturais como madeira reaproveitada, fibra e estampas florais. Um dos pontos interessantes que a tropicália prega na arquitetura é a fuga de modismos e estilos, para que seja feita uma composição livre e descompromissada.


Fantástico este projeto ecológico e tropical do escritório Triptique para a loja Farm em São Paulo.

Outra forma de transpor o tropicalismo para um ambiente arquitetônico é trazendo o exterior para o interior, através de plantas e elementos paisagísticos naturais, cores relaxantes e materiais característicos da região. Desta forma, a incorporação e a fusão de elementos “culturais” tornam o ambiente moderno e tropicalista. "O estilo tropical engloba um leque muito diversificado de alternativas, mas sempre remete a paisagismo, cores vibrantes, muita luz, amplitude e texturas naturais", afirma o arquiteto Fred Benedetti.
Elementos que traduzem a composição inspirados na flora e na fauna brasileira.

Dicas:
• Em uma composição tropicalista, o equilíbrio é a peça chave. Portanto, cuide para que os padrões contrastantes não pareçam caóticos. Lembre-se também que repetição em excesso pode tornar o ambiente monótono e pouco interessante.


• Em relação às cores, não há regras. Porém, fique atento à coordenação dos padrões e texturas quando for utilizar várias estampas diferentes, pois preferencialmente esta harmonização exige uma cor de fundo igual para todos os elementos.


Padrões mais destacados e alegres podem trazer vida e energia espaço, enquanto os padrões lisos ou mais simples têm um efeito tranqüilizador e relaxante.



• Procure integrar os ambientes e respeitar a natureza. A arquiteta Ieda Korman reforça o conceito: "Uma decoração em estilo tropical demanda o emprego de mobiliário de materiais naturais, como bambu, fibras variadas, madeira e pastilha de coco, por exemplo, além de cores fortes e estampas florais e alegres."

O uso de bromélias, cicas e buxinho colaborou para trazer uma atmosfera bem tropical a esta área de lazer e relaxamento.
Fonte:http://decoracao.estilors.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário