Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Decoração de Ano Novo

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini dá algumas dicas sobre a Decoração festiva: Especial Ano Novo!

A mesa deve ser montada com todo o carinho. Lembre-se que o branco é clássico e a cor azul transmite uma paz interior.


Imprima sua personalidade na decoração.

As festas ainda nem começaram, mas já é necessário programar todos os preparativos festivos. Agora iremos falar sobre o Ano Novo!


Simples e belo!

A casa estará cheia de parentes e amigos, e a decoração de Natal deverá dar espaço ao novo ano que está por vir. Mas, não se preocupe, pois com muita criatividade é possível recriar um novo cenário utilizando objetos e móveis existentes junto a pequenos detalhes e ornamentos.


Bexigas nas cores branca e prata podem servir para recepcionar os convidados.
Confira abaixo algumas dicas de especialistas quando o assunto é decoração festiva.

• O equilíbrio e a dosagem dos adornos são fundamentais. Segundo Cláudia Pirez, o tamanho da mesa não é muito importante, e o que realmente tem valor é a sua imaginação na hora de arrumar e decorar. O carinho e capricho fazem toda a diferença no resultado final. Podem-se utilizar velas, folhas, flores, almofadas para gerar uma atmosfera formal ou informal. Tudo depende de sua intenção e estilo.


Novamente o azul está presente, trazendo um toque de alegria às festas de Ano Novo.

Muito elegante!

• A escolha da louça deve condizer com o tom da festa. Quem diz isto é Maria Alice Miller. A especialista diz que uma ceia tradicional deve-se usar elementos mais sóbrios, como por exemplo, uma baixela com base branca e detalhe em prata, dourado ou algum outro adorno colorido, porém discreto e suave. As taças em cristal acompanhadas de belos castiçais completam o visual. Já para uma ceia mais descontraída, a louça pode ser bem colorida, enquanto copos e taças podem ser de materiais diferentes como melanina, metal, vidro e até papel. O serviço à americana, bem comum quando se recebe muita gente, também pede o uso de peças menos sérias.

Lindo e delicado!
• Uma toalha de mesa adequada é fundamental para se ter sucesso na decoração. Miller ainda afirma que a toalha é a base dos complementos que ficarão sobre ela (louças e iguarias), portanto, a escolha errada, pode arruinar a decoração. Se for utilizar uma toalha estampada e colorida, é necessário que a louça, os talheres e as taças sejam os mais discretos possíveis. O mais fácil, portanto, é escolher uma base neutra: uma toalha branca, que pode ter alguma textura, ou uma peça numa só cor. Isto proporciona maior liberdade na escolha dos acessórios e ornamentos que farão parte da composição.


Chiquérrimo!

Outra opção é utilizar jogos americanos e caminhos de mesa ao invés da toalha, e assim é possível usar bastante cor. O uso de alguns caminhos de mesa para definir o local onde se acomodarão cada um dos convidados e também como base para as travessas no centro da mesa é bastante prático e vem sendo muito utilizado.


Verde e vermelho: decoração clássica.

• Pequenos detalhes e lembrancinhas sobre os pratos são sempre bem vindos. Esta é uma forma muito educada de agradar seus convidados. Um mini-panetone ou mini-bolo, uma bola natalina de chocolate, um arranjo com frutas pequenas (cereja, amora, uva...) frutas secas, ou mesmo um pequeno mimo não comestível ficam lindos e são muito decorativos. Velas compridas brancas usadas em castiçais com motivos natalinos ou mesmo enfeitados com fitas e laços ficam muito elegantes. Estes mesmos elementos podem fazer parte da composição junto ao serviço de mesa, compondo assim um clima de Réveillon.


Bem delicado.
• Aposte em arranjos originais.

Temático, esse arranjo pode surpreender aos convidados.

As garrafas serviram de castiçais e trouxeram uma atmosfera clean e criativa à mesa.

E então, gostaram das dicas e das ideias? Espero que tenham aproveitado!
Beijos,
Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário