Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Arquitetura e Decoração: Matéria da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre persianas.

Olá amigos leitores!
Falo hoje sobre persianas.

O controle da quantidade de luz natural é uma característica especial das persianas, pois fornecem uma barreira opaca ou translúcida que bloqueia tanto a radiação solar direta quanto a difusa, na estação quente. Em outras palavras, as persianas permitem que a claridade seja controlada e adentre ao ambiente, protegendo móveis e tornando o local mais agradável e aconchegante.
As persianas ainda possuem a função de dar privacidade a um local, e uma de suas grandes vantagens dependendo do modelo e da posição de suas lâminas, é permitir a entrada de ventilação natural ou da circulação do ar, sem prejudicar a iluminação e a visão externa. 


(A persiana perfurada permite a entrada de iluminação e ventilação, além de não permitir a perda da visão externa).

Dentre os motivos pelos quais as persianas são tão populares estão à funcionalidade e praticidade, bem como a enorme gama de opções de cores, texturas, materiais, formas e modelos, possibilitando o controle da atmosfera de seu ambiente (moderno, arrojado, romântico, delicado, rústico, lúdico, clean). 

(Persiana do tipo romana, cor branca. Lindo não? Sala de jantar clean e moderna).

No mercado existem 2 tipos de persianas internas: as horizontais e verticais, sendo que ambas podem ser utilizadas tanto em ambientes residenciais como comerciais. Segundo a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini, independente de ser vertical ou horizontal, as cortinas ou persianas de cores claras são mais eficientes, pois refletem grande parte da radiação recebida, mantendo o ambiente mais fresco. Lembrando que a dica é válida principalmente para os climas quentes.

Um fator que torna as persianas como um dos elementos favoritos na decoração é que todos os seus tipos estão sujeitos à automatização, podendo ser controladas por painel na parede, controle remoto ou computador pessoal. Outro diferencial interessante se refere quanto à personalização. Já é possível literalmente deixar à persiana “com a sua cara”, por meio da aplicação de fotografias ou logomarcas a serem aplicadas às lâminas.


(Proporcionando exclusividade e modernidade, as persianas personalizadas podem ser aplicadas nas horizontais de alumínio (25mm, 50mm), ou PVC (50mm) e nas verticais de alumínio (90mm) ou PVC (90mm).

*Quanto à manutenção, as persianas são facilmente limpas com a ajuda de um pincel, espanador, pano úmido bem torcido ou até um aspirador de pó, retirando toda a poeira que é acumulada nas lâminas. Outra opção para a limpeza é ligar nas próprias empresas que vendem cortinas e persianas, pois normalmente elas realizam a lavagem e manutenção das mesmas.


Então, o que acham das persianas? Deixe seus comentários.

                                                                   Abraços, Arquiteta





2 comentários:

  1. Perfeito, Michelle, importantíssima esta matéria para clientes que precisam conhecer melhor os diversos tipos e funcionalidades de persianas e a automatização a que elas todas permitem para um maior conforto e proteção da mobília para com o sol, sendo que a controladora é programada por latitude e longitude, atualizando os horários em que o sol nasce ou se põe.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle

    Primeiramente expressamos aqui a nossa admiração pelo seu trabalho e tambem os parabens pelo seu blog, que traz muito conteudo e informações importantes.
    Estamos a sua disposição, conheça nossa loja pois temos toda a certeza que seus projetos ficaram ainda mais bonitos com nossos moveis www.chairecia.com.br

    Abraços

    Arianna Rossi
    Chair & Cia

    ResponderExcluir