Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arquitetura e Decoração: Matéria da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre conforto!

Como tornar um ambiente mais aconchegante?

Olá leitores,
hoje venho com uma matéria de conforto e aconchego.

Aconchego, comodidade, bem-estar, conforto, tranquilidade e satisfação. Esses são alguns dos sinônimos conhecidos quando nos referimos aos ambientes aconchegantes. Mas, o que é possível fazer para deixar um espaço mais prazeroso aos olhos, ao corpo e a mente?
Primeiramente é errônea a ideia de se achar que para transformar um ambiente em um espaço agradável é preciso muito dinheiro. Na verdade, pequenos detalhes podem tornar os ambientes mais aconchegantes, e assim, é possível implantar o bem-estar dentro de nossos lares.
As cores e os revestimentos são itens importantes para transformar um espaço. Além de provocar sentimentos (alterando nosso estado de espírito), influenciar nossas sensações psicológicas ou criar diferentes atmosferas (calmaria x agitação) é possível ainda modificar a percepção dos espaços, tornando-os maiores, ao usar cores claras, por exemplo.
Os tecidos e os mobiliários também são opções que podem colaborar para trazer uma atmosfera agradável.

Para criar aconchego neste living de pé-direito duplo, tirou-se partido de vários fatores. Um deles foi a iluminação artificial utilizando luz indireta no tom amarelo. Os pendentes também mantêm o mesmo tom. O tapete felpudo, o sofá marrom e a madeira do deck também ajudam a trazer conforto ao espaço.


A madeira e a pedra foram eleitas como verdadeiras vencedoras nesta aconchegante sala de televisão.

Já nesta sala de TV com uma atmosfera rústica, a madeira utilizada no forro, o tijolinho da parede e o grande tapete do living foram os grandes responsáveis por tornar o ambiente agradável.

Essas dicas ajudam a dar amplitude aos pequenos cômodos, gerando conforto e aconchego. Portanto, seja através da aplicação de um material, revestimento ou cor, ou através de mobiliário, iluminação, tecidos e plantas, é muito importante criarmos um refúgio em nossos lares. Um local em que possamos fugir da rotina diária, aliviar o stress, e se aconchegar em um confortável sofá assistindo a um bom programa de televisão... Só faltou a pipoca!

Abraços, Arquiteta




2 comentários:

  1. AI SE EU PUDESSE SE MEU DINHEIRO DESSE QUERIA MINHA NOVA CASA QUE VOU CONTRUIR EM UM AMBIENTE AGRADAVEL COM TODA SUA ARTE EM DECORAR ...AIAIA BJOS E MEUS PARABÉNS VC É UMA OTIMA PROFISSIONAL
    BJOS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Claudineia! Fico feliz em saber que gosta do meu trabalho. Se precisar, estou à disposição. beijos

    ResponderExcluir