Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Ergonomia

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre os conceitos e aplicações da ergonomia aplicada ao mobiliário e a arquitetura de interiores.


A ergonometria ou ergonomia é uma ciência que surgiu para melhorar a relação existente entre o meio ambiente e o homem, considerando as características físicas do corpo humano, a fisiologia e até fatores psicológicos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.

Fonte: http://mesquita.blog.br

Qual o espaço necessário para que uma ação possa ser realizada tranquilamente? Ou ainda, qual o espaço que uma pessoa precisa para sentar-se confortavelmente em uma cadeira ou em um sofá? Estas simples perguntas são respondidas através de estudos de ergonomia (medidas anatômicas ideais), que devem ser utilizados como base para criação de espaços mais funcionais e humanos, devendo ser aplicados tanto no design como no mobiliário.

Fonte: http://acervodeinteriores.com.br

Através do nosso próprio corpo são estabelecidas relações de altura, largura, alcance dos braços, campo de visão, ou seja, relações com o meio em que vivemos, e que nos proporcionam medidas mínimas para que possamos executar atividades sem comprometer o espaço ao redor, adequando às habilidades, necessidades e limitações dos usuários.

Fonte: http://hypedesire.blogtv.uol.com.br

Devemos lembrar que as características humanas não são medidas-padrão, pois podem diferir de acordo com diferentes nacionalidades. Muitas vezes ao considerarmos uma mesma família iremos notar que existem pessoas com estaturas diferentes, e nesses casos, o recomendável é observar as medidas máximas e mínimas para estabelecer bases para diversos locais, conforme as necessidades.

Fonte: http://api.ning.com

Para circulações, a medida da largura dos ombros determina o espaço mínimo necessário para que uma pessoa caminhe e movimente suas articulações. A partir dessa medida, chega-se a vãos necessários à passagem de uma ou mais pessoas. Além disso, devemos considerar também que muitas vezes por uma circulação faz-se preciso a passagem de móveis, malas, caixas, que serão distribuídos em outros ambientes. Portanto, uma boa largura para circulações residenciais é 1,00 m.

Fonte:http://observador.blogbrasil.com

Nos dormitórios são realizadas várias atividades além do ato de dormir. Assistir televisão, arrumar a cama, ler e vestir-se são ações que precisam de espaço para serem desempenhadas. Segundo Miriam Gurgel, uma circulação mínima de 60 cm ao redor da cama ou entre 2 camas é recomendada. Quando não for possível respeitá-la, pode-se utilizar 50 cm em um dos lados da cama. O acesso ao guarda roupa é mais fácil se houver uma circulação livre de 1,00m. Esse espaço pode ser reduzido quando o roupeiro utilizar portas de correr.

Fonte:http://www.dportmodulados.com.br

Em cozinhas também existem medidas a serem obedecidas. Respeite aproximadamente 30 cm entre a altura do assento e da bancada. Por exemplo, para bancadas de 1,00 m de altura, utilize bancos de aproximadamente 0,70 cm.

Fonte:http://www.casasul.com.br

Em escritórios as referências ergonômicas são fundamentais, pois quando há uma incompatibilidade da estrutura corporal humana com a atividade a ser exercida, os usuários podem sentir desconforto, fadiga e cansaço visual. Esses sintomas podem gerar o comprometimento do rendimento e até o aparecimento de doenças, como é o caso da LER (lesão por esforços repetitivos).

Fonte: http://api.ning.com/

No caso do computador, são necessárias algumas medidas para que conforto e eficiência sejam proporcionados aos usuários:
·        Procure alinhar o centro da tela do monitor com a altura dos seus olhos. Se a tela estiver abaixo desta posição, colocar algum tipo de suporte, caixa ou mesmo livros para aumentar sua altura.
·        Evite colocar o monitor lateralmente à mesa de trabalho e procure deixá-lo sempre à sua frente, para que sua postura não fique comprometida.
·        Não fique muito próximo da tela do monitor. Mantenha sempre uma distância de aproximadamente 60 cm.
·        Utilize uma boa cadeira de escritório. Dê preferência às reguláveis e confortáveis. Suas costas devem ficar completamente retas (quadris formando 90° com as pernas) e apoiadas no encosto, enquanto a região lombar deve estar apoiada em um suporte especial e curvo, para que seu pescoço fique reto e penda ligeiramente para frente. É indicado também que os pés fiquem totalmente apoiados no chão. Quando sua altura não permitir, coloque um apoio sob eles.
·        Deixe um espaço considerável sob o tampo da mesa (72 à 75 cm) para que suas pernas possam se mover livremente sem que você se machuque.
·        Recentes estudos ergonométricos aconselham que o teclado seja posicionado a aproximadamente 75 cm do piso, ou seja, ele pode estar apoiado na mesma superfície que o monitor, sem precisar de pranchas de apoio exclusivo para teclado.
·        Garanta que o cotovelo esteja apoiado no braço da cadeira ou no tampo da mesa, para que sua musculatura fique relaxada.

Fonte: http://www.moveisparaescritoriosp.com.br


Fonte: http://www.rjnet.com.br

Fonte: http://www.moveisparaescritoriosp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário