Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Área de Lazer

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explora os hobbies e a diversão que uma área de lazer pode abrigar. Piscina, churrasqueira, sala de jogos, espaço gourmet e academia são alguns exemplos.

Segundo Dumazedier (1976) lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se ou entreter-se.

Conviver em sociedade e aproveitar os espaços urbanos de lazer não depende somente da vontade de cada um de nós. Praças e parques deveriam ser locais seguros e divertidos, porém infelizmente, em algumas cidades, a realidade é muito diferente. Com a falta de manutenção por parte do governo, esses espaços públicos de lazer acabam se tornando perigosos de se freqüentar, impedindo a recreação da família, de amigos ou até mesmo novas amizades que poderiam acontecer por meio da sociabilização.

Com o caos urbano à solta, o tráfego intenso e a violência das cidades, os espaços de lazer tendem cada vez mais a ficarem restritos dentro de nossas casas. Enclausuramo-nos em nossa própria fortaleza, em nosso lar.

Partindo desse pensamento, o projeto de área de lazer de uma residência deve ser pensado com a ajuda de um arquiteto. Primeiramente defini-se qual o hobby preferido dos usuários e depois, com criatividade e bom gosto, o profissional expõe a melhor maneira de se combater o stress diário, sugerindo soluções que sejam verdadeiras fontes de prazer aos moradores, o que logicamente, varia conforme o gosto de cada um.

A contratação do arquiteto e a realização do projeto devem ser feitos com antecedência para que não sejam investidos recursos em uma área que talvez não seja aproveitada no futuro.

Para quem curte jogos e dispõe de uma grande área coberta, a solução pode surgir através de uma mesa de sinuca, pingue-pongue ou pebolim, posicionada estrategicamente. 

Já imaginou uma mesa de sinuca em plena sala de jantar?  Pois bem, isso não é sonho. Através de um bom planejamento do arquiteto, esta foi a solução encontrada para este apartamento que possuía pouquíssimo espaço livre. Através da retirada de alguns módulos em forma de tampo, a mesa de jantar transforma-se em mesa de sinuca. União de criatividade e bom gosto!


Fonte: http://www.designcomlimao.com

Fonte: http://img525.imageshack.us

Já para aqueles que possuem pouco espaço, uma mesa de baralho redonda, uma televisão acoplada a um vídeo game, um tabuleiro de xadrez ou mesmo um computador, podem exercer muito bem a função de trazer divertimento e distração.

Fonte: http://images.quebarato.com.br

Para os esportistas de plantão, uma mini-sala de ginástica contendo esteira, bicicleta ergométrica e aparelho multi-função também ajudam a liberar o stress. Se não houver espaço suficiente no ambiente para criar um cômodo exclusivo, pode-se escolher somente um dos aparelhos e adaptá-los em quartos, salas e sacadas.

Fonte: http://www.teixeiradecarvalho.com.br

Para os usuários religiosos, pode haver um espaço na casa para um recanto de oração, altar ou oratório, onde flores naturais podem ser trocadas diariamente e momentos íntimos com Deus proporcionam relaxamento e bem-estar. 

Fonte: http://www.ocaixote.com.br

Para os amantes da culinária, a criação de um espaço gourmet é fundamental para receber os amigos e proporcionar momentos saborosos e agradáveis. Esta cozinha, por exemplo, exibe materiais modernos como o aço inox, gerando uma atmosfera futurista ao local. Um detalhe interessante é o nicho preenchido com pimentas vermelhas, que recebeu acabamento em vermelho nas extremidades e vidro incolor no centro.

Fonte: http://oglobo.globo.com


Abraços,



2 comentários:

  1. Muito bom mesmo, a maneira como você abordou o tema é ótima, sem contar as imagens que realmente são inspiradoras.


    Alexandre Costa
    www.arteegole.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um dia vou ter uma mesa de sinuca, ou de jantar daquela...

    ResponderExcluir