Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Design Universal

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini discute sobre o Design Universal. Será uma modernidade ou um extremismo?

Pode-se notar que, arquitetos e designers vêm projetando elementos arquitetônicos no mínimo interessantes. Modernidade, elegância e versatilidade são alguns dos conceitos utilizados. Porém uma pergunta não quer calar: até que ponto esse tipo de design é viável? Digo não só do ponto de vista econômico, mas também relaciono o design universal, a acessibilidade.

Para quem não conhece o termo, chamamos de design universal ou design total, o "design que inclui", "design para todos". Ou seja, é um enfoque no design de produtos, serviços e ambientes a fim de que sejam usáveis pelo maior número de pessoas possíveis, independentemente de idade, habilidade ou situação.

Fonte: http://www.ovelho.com
Nesse tipo de trabalho, o arquiteto precisa considerar todas as possibilidades de uso por usuários muito diferentes, incluindo questões sociais, históricas, antropológicas, econômicas, políticas, tecnológicas e principalmente conceitos de ergonometria, acessibilidade e usabilidade.
Fonte: http://www.ovelho.com
Devemos ter consciência que conforme a expectativa de vida cresce e a medicina progride, há um grande interesse geral em Design Universal. Portanto o usuário deve exigir de seu profissional contratado a utilização de princípios e conceitos de design universal para o projeto não tornar-se inviável.
 Fonte: http://www.ovelho.com


Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário