
A INFLUÊNCIA DA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTUDO DE CASO: ESCOLA TEMPO INTEGRAL EM UMUARAMA-PR
Michelle Faura Ferrarini¹; Thatiane Caparroz Struckel²
Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Introdução – O conceito mais tradicional encontrado para a definição de educação integral é aquele que considera o sujeito em sua condição multidimensional e não apenas na sua dimensão cognitiva (GONÇALVES, 2006). Com base nos estudos de Gonçalves, pode-se dizer que o ambiente em Período Integral ajuda a criança a crescer em condição social de ser humano, envolvendo-a no meio em que se vive, fazendo com que aprenda a lidar com situações diárias e conheça mais a si próprio.
Objetivos – Explicitar o fato de que a Educação Integral colabora para o desenvolvimento completo da criança - baseado no estudo de caso da Escola Tempo Integral, em Umuarama-PR - já que o aluno permanece a maior parte do dia em atividades sociais e educacionais, favorecendo seu crescimento, desempenho e habilidades motoras, cognitivas.
Desenvolvimento – Fundada em Janeiro de 2001 e atendendo cerca de 500 alunos desde a Educação Infantil até a quarta série, a Escola Tempo Integral em Umuarama-PR, funciona das 07:00h às 17:00h, proporcionando às crianças, um ambiente seguro, educativo e transformador. Durante a manhã a escola oferece atividades de educação regular, bem como um momento para assistir um filme educativo ou brincar com jogos lúdicos, dando aos alunos a oportunidade de desenvolvimento em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual. Já no período do contra turno as crianças realizam atividades sócio-educativas que se dividem em três grandes grupos: esporte (futebol, vôlei, atletismo, natação e ginástica rítmica), arte e cultura (teatro, dança, coral e balé) e artesanato (bordado, pintura e crochê). É importante destacar que os alunos são direcionados a participarem de todas as atividades fornecidas, com horários pré-estabelecidos, pois o intuito principal não é formar jogadores de futebol, cantores ou bailarinos profissionais, e sim trabalhar a relação do aluno com o grupo (sociabilização) e verificar seu comportamento em diferentes atividades (crescimento pessoal).
Conclusão – Por meio da observação do funcionamento da Escola Tempo Integral, em Umuarama-PR, pode-se perceber que qualquer escola que adote o conceito integral deve estar preparada com espaços físicos e profissionais capacitados. Dessa forma, acredita-se que a criança integralmente na escola, pode absorver com maior clareza e entendimento o que lhe é passado, através do convívio de atividades que estimulem a formação individual, potencializando as habilidades criativa, expressiva, cognitiva, psicológica, motora e social.
Referências bibliográficas:
CABRAL, Suzana Veloso; LANZA, Avani Avelar; TEJERA, Marisa Estela. Educar Vivendo: O Corpo e o Grupo na Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
CAVALIERE, Ana Maria Villela. Escola de educação integral: em direção a uma educação escolar multidimensional. 1996.
GONÇALVES, Antônio Sérgio. Artigo científico: Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec n.2, 2006. Disponível em < http://dialogos.ftc.br/index2.php?option=com_content&task=view&id=8&pop=1&page=0&Itemid=17>. Acesso em: 03 mar. 2009.
² Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo. E-mail: thati_struckel@hotmail.com
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