Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Arquitetura Bioclimática

No artigo abaixo a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre os conceitos e benefícios da Arquitetura Bioclimática.


Fonte: http://www.greenroofstoday.co.uk


Arquitetura Biolicmática é um estudo realizado pelo arquiteto, onde o mesmo procura harmonizar a construção ao clima e características geográficas locais. Através de soluções e elementos arquitetônicos, o profissional busca otimizar as relações entre homem e natureza, reduzindo os impactos ambientais e proporcionando uma melhoria das condições de vida humana com relação ao conforto e a racionalização do consumo energético.





Fonte: http://www.buildinggreentv.com


Esse tipo de Arquitetura utiliza fontes alternativas de energia, e é considerado eficiente, pois através de sistemas que captam, acumulam e aproveitam às energias naturais, o consumo energético torna-se reduzido.
Uma construção bioclimática contribui com o meio ambiente, pois pode chegar a economizar de 50 à 80% de energia em relação a um projeto não bioclimático.
Os projetos de habitação sustentável, também conhecidos como ECO HOUSES, utilizam conceitos bioclimáticos. A maneira de projetar já tão conhecida entre países desenvolvidos, aos poucos ganha força no Brasil. Dentre os conceitos utilizados nesse tipo de projeto podemos destacar o aquecimento solar de água,  o aproveitamento da luminosidade natural e por conseqüência o uso racional da iluminação artificial, soluções interessantes para captar a ventilação natural e tornar o ambiente mais agradável sem precisar utilizar qualquer tipo de climatização artificial, a proteção térmica de fachadas e telhados, o aproveitamento das águas pluviais, a utilização de matérias primas renováveis e o uso adequado do paisagismo.




Fonte: http://www.planetpinkngreen.com


Estamos enganados quando pensamos que o futuro da arquitetura é feito de imagens de arranha-céus utilizando alumínio, ferro e muito vidro. A vanguarda da arquitetura, já em prática nos EUA e Europa, trata-se do uso abundante de materiais naturais e benignos, assim como estratégias para poupar água e luz, respeitando a natureza e o local onde o projeto está inserido, sem se esquecer ainda do conforto e da questão estética.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Vivemos em um período onde a preocupação com o meio ambiente começa a fazer parte de nosso cotidiano, não como um discurso de ambientalistas ou idealistas, mas com reflexos diários no nosso modo de viver. Partindo desse princípio, a arquitetura deve se integrar nessa busca por harmonização do ser humano e seu meio natural, com mudanças no processo de criação e execução de espaços habitáveis, utilizando formas e técnicas inteligentes que favorecem a integração visual e reduzem o impacto ambiental.






Fonte: www.arcoweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário