Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Paisagismo de Interiores

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini expõe a importância do paisagismo para os espaços internos, bem como seus efeitos e benefícios.


Também chamado de “interior scaping”, o paisagismo de interiores é significativamente importante na formação de uma ambientação. As plantas, como visto anteriormente, além de aguçar os sentidos podem sugerir diferentes percepções, como surpresa, aconchego, bem-estar, paz, grandiosidade e beleza, melhorando o efeito psicológico das pessoas que freqüentam determinado ambiente.  Além disso, as plantas contribuem para aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a aparência de um local.



Fonte: http://festaviva.uol.com.br


Devemos ter em mente que uma ambientação paisagística deve ser composta por plantas saudáveis, pois uma espécie vegetal doente pode causar um efeito psicológico negativo para o ser humano.


No paisagismo de interiores podemos tirar partido de vasos, floreiras, canteiros, jardins de inverno, pátios e átrios. Em qualquer um desses casos o profissional que fará o projeto (arquiteto paisagista) deve se preocupar em utilizar as espécies de plantas corretas de acordo com o nível de luminosidade que a planta receberá. O arranjo volumétrico deve ser experimentado através de croquis ou maquetes, dispondo os volumes agrupados, enfileirados ou isolados. Os elementos paisagísticos também podem ser definidos através de composição de cores, perfumes e sabores, formas e tamanhos, criando sensações interessantes.



Fonte: http://www.lopes.com.br


O paisagismo de áreas internas deve ser sempre complementado pela iluminação e mobiliário. Portanto, a escolha de um vaso ou um cachepô são tão fundamentais quanto às plantas. Existem diversas opções no mercado para atender às mais variadas necessidades, desde linguagens mais modernas às rústicas: vasos de cerâmica, concreto, cimento, resina, vidro, madeira, metal e fibra de coco.  Um detalhe importante para o sucesso de um belo vaso de plantas é procurar camuflar o solo com pedriscos, casca de pinus, argila expandida, palha de grama, granilha, musgo, pó de coco, pedra mármore ou até utilizar algum tipo de forração vegetal.



Fonte: http://www.vtn.com.br


Existem alguns cuidados básicos que a natureza impõe e que não há como desconsiderar ao se tratar de plantas. Na maioria dos casos quando um vaso ou uma floreira dispõe de pouca terra, necessita de regas mais freqüentes. Nessa condição, não há como contar com reservas mais profundas de umidade, como em um jardim plantado diretamente no solo.


Portanto, um jardim projetado cuidadosamente por um especialista da área juntamente com uma manutenção freqüente dos usuários, promove o bem-estar e agradáveis sensações das pessoas que por ele transitam ou que nele se reúnem. 



Fonte: http://www.lopes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário