Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Design - Estímulo a Imaginação

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini escreve sobre o design como um estímulo à imaginação, não só dos arquitetos, mas de designers de interiores, decoradores, e outros profissionais.
Leia-o abaixo:

Chamamos de design a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça principalmente três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais.


Assim sendo, as pessoas que utilizam o espaço ou o objeto podem “sentir” o design de duas maneiras diferentes: uma delas acontece de acordo com a percepção e o desejo do profissional da área (arquiteto ou designer) de transmitir uma idéia pelo uso específico de determinadas formas, materiais, texturas. Na foto abaixo Baba Vacaro demonstra a luminária BOB sendo utilizada de várias maneiras.



Fonte: www.arcoweb.com.br

Fonte: www.arcoweb.com.br


A outra sensação denominada “impressão visual” está relacionada com o impacto que o ambiente ou o objeto causará. Segundo o designer Karim Rashid “O design pode ter um impacto positivo em nosso comportamento físico, psicológico e social. Toda essa diversidade de produtos que podemos criar na atualidade pode ter seu aspecto material, mas o importante é seu impacto imaterial, no plano das sensações e sentimentos”.
Como exemplo, a foto abaixo ilustra a Cadeira de Balanço Zen, criada por Eduardo Cronemberfer e Diogo Lage, transmitindo as sensações de leveza, conforto e relaxamento.



Fonte: www.habto.com.br


Este lounge projetado por Fred Mafra para a Casa Noturna Roxy, em Belo Horizonte, também é um exemplo de como o design pode colaborar para aumentar a capacidade de imaginação das pessoas e ser capaz de estimular novas experiências.



Fonte: www.arcoweb.com.br



Fonte: www.arcoweb.com.br


A importância do design, na atualidade, torna-se evidente quando percebemos que ele afeta não somente os objetos que interagem com ele e as pessoas que o utilizam, mas até nosso meio ambiente.
Utilizando uma linguagem e materiais ecológicos o designer Angus Hutcheson imprime em suas criações alegrias da vida em harmonia com a natureza do mundo tecnológico, utilizando madeira, seda pura, polímero, cascas de árvores e casulos do bicho-da-seda, como podemos observar nas luminárias abaixo.


Fonte: http://static.dezeen.com


Fonte: http://www.egodesign.ca


Nenhum comentário:

Postar um comentário