Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Paisagismo



No artigo abaixo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica como o paisagismo pode e deve ser explorado para aguçar os sentidos.


O paisagismo é a única expressão artística que integra os cinco sentidos do ser humano. A visão focaliza os elementos vegetais, percebe as formas das copas, flores e folhas, dos caules e galhos. Investiga as inúmeras cores das florações, folhas e folhagens e informa também sobre as texturas macias ou ásperas, miúdas ou graúdas, sobre os efeitos de lisura e rugosidade, de brilho ou opacidade presente em folhas e flores como podemos observar na foto abaixo.



 Foto: Cláudia Casella

Já o tato opera de uma maneira diferente. Precisa do contato direto com os elementos naturais, de modo que perceba se sua temperatura é quente ou fria, se há rugosidade, lisura, aspereza, maciez ou dureza. O tato também informa sobre o calor do sol, a frescura da sombra e outras sensações.



Fonte: http://wallpaperslindos.files.wordpress.com


O paladar nos possibilita conhecer os jardins de outro modo: saborear temperos e especiarias, chás e infusões de folhas e sementes que acalmam ou estimulam e que enriquecem o sabor culinário. Esse tipo de jardim necessita de pouco espaço e pode ser facilmente adaptado em uma varanda de apartamento ou em um quintal.








Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com


Trabalhar a audição nos jardins torna o espaço muito mais interessante. Ouvir o murmúrio das águas, o farfalhar das folhas, o sacudir os ramos ao vento, o ruído do caminhar sobre pedriscos e o canto dos pássaros, são alguns elementos dos quais podemos tirar proveito.





Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com


O olfato também nos atrai nas áreas ajardinadas, seja pelo cheiro das plantas no frescor da manhã, no cair da tarde ou em dia de chuva, seja pelo odor da grama recém-cortada, pelas nuvens de perfumes que diversas flores, folhas, cascas e ramos podem exalar em vários momentos do dia e da noite.



Fonte: http://www.realnobile.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário