Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre a importância da luz na vida humana


A iluminação faz parte da vida humana através do dia-a-dia e do seu modo de habitar, embora muitas vezes ela apareça de forma despercebida por ser considerado algo natural e por ser parte da natureza em que vivemos.

O homem é um ser totalmente dependente da luz, pois cerca de 70% da percepção humana é visual. Os 30% restantes se dividem entre os sensos tátil, auditivo e olfativo.

Percebemos que o desenvolvimento da iluminação há muito tempo tem influenciado nosso modo de construir. A descoberta e o uso de materiais como o concreto, o aço, o vidro, nos levam a configurar novas formas e espaços e com isso buscamos na iluminação o apoio e reforço para os projetos de arquitetura.

Fonte: http://santosesantos.informazione.com.br/

No campo da iluminação tivemos que responder cada vez maiores exigências de produção. Isso ocorreu nas indústrias, escritórios, nas ruas e em todas as cidades em que a iluminação começava a se tornar um elemento indispensável para que o próprio progresso se tornasse viável.

Nos edifícios contemporâneos o uso da luz está mais restrito a criação de boas condições de trabalho. Atender os requisitos luminotécnicos que precisamos cumprir para que o homem tenha uma produção maior, mais rapidez no trabalho, menos cansaço e eliminação de erros cometidos.

O maior desenvolvimento no campo de iluminação artificial deu-se primeiramente, e de forma mais marcante, no setor industrial. Notamos que, quando se trata de indústria ou escritórios a iluminação é sempre mais cautelosa do que, por exemplo, na escola ou em uma residência.

Isso ocorria porque boas condições de iluminação visavam interesses puramente econômicos. Somente por meio de melhoria na qualidade dos ambientes de trabalho (indústria e escritórios) é que se poderia atingir maior eficiência nas tarefas a serem cumpridas.

Segundo a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini "trabalhar a iluminação como uma arte, requer talento, experiência e muito interesse nas necessidades e no comportamento do homem, por isso somente um profissional especializado (arquiteto ou lighting designer) pode realizar a tarefa de trazer poesia e boa funcionalidade aos edifícios, proporcionando bem-estar aos usuários e caracterizando a percepção dos espaços".

Fonte: http://www.fernandorigotti.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário