Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Conforto Ambiental

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica como é importante a Arquitetura estar adequada ao clima para propiciar um maior conforto térmico aos usuários.

Não vem de hoje a exigência e vontade dos usuários de tornarem os ambientes arquitetônicos mais confortáveis em termos de ventilação e iluminação natural. Desde a época antiga, os romanos já tinham essas preocupações, e através de dispositivos conhecidos como CALIDARIUM (sistemas de aquecimento de água) e IPOCAUSTO (túneis subterrâneos onde uma fornalha aquecia o ar, que por sua vez, aquecia os espaços), os ambientes tornavam-se mais aconchegantes.



Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br


Em locais muito quentes, como o deserto do Colorado (EUA), as pessoas construíam suas residências próximas as encostas de pedras, pois assim ficavam protegidas do sol excessivo. Já em climas muito severos, como o norte da China, as construções eram feitas sob a superfície da terra, pois a temperatura abaixo do solo é mais amena, compensando os extremos de temperatura do ar. Percebemos assim, que a preocupação com o conforto ambiental era presente tanto nos profissionais (artesãos), como na própria população.


Após a revolução industrial, alguns profissionais como Mies Van der Rohe (arquiteto norte-americano de origem alemã considerado um dos mais importantes do séc. XX) começaram a construir grandes edifícios envidraçados, adequados ao clima em que estavam inseridos. No entanto, com a internacionalização de estilos arquitetônicos, arquitetos do mundo todo começaram a “exportar” essa nova maneira de construir com o uso abundante do vidro, criando verdadeiros edifícios estufas! Simbolizando poder e beleza, o vidro passou a ser largamente utilizado, independente de qualquer consideração com o clima local, gerando um aumento no consumo de energia, pois esses espaços precisavam ser climatizados artificialmente para se tornarem suportáveis e confortáveis.

Fonte: http://www.casasul.com.br


Na arquitetura contemporânea são poucos os profissionais que se preocupam com o conforto ambiental. Através de um bom projeto pode-se tirar partido de várias soluções interessantes, sem aumentar exageradamente os gastos com a construção, atendendo as exigências dos usuários.
Os materiais de construção têm uma forte influência sobre as condições de conforto no ambiente interior. O  uso de mantas no isolamento térmico de coberturas e telhados é uma boa solução para conter o calor e  proporcionar conforto térmico.


Fonte: http://www.casadatelha.com.br
O uso de algum tipo de elemento de proteção solar externa (brises, marquises, toldos, beirais) também ajuda a amenizar os ganhos térmicos excessivos.

Fonte: http://img.zapcorp.com.br



Fonte: http://www.arcoweb.com.br



Fonte: http://www.lojasdecolar.com.br
Lembrando que, qualquer tipo de proteção solar deve ser estudada e projetada por um profissional capacitado, que levará em conta o clima em questão, determinando o melhor material (artificial ou natural) e elemento para compor a solução adequada a cada caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário