Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Feng Shui

No artigo abaixo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica de um modo prático como aplicar os conceitos de Feng Shui na decoração de seu ambiente.


A tradução literal do termo Feng Shui é “vento e água”, substantivos simples, mas com profundos significados. O vento nos lembra o ar, elemento vital para a vida, assim como a água.


O feng-shui trata-se de uma técnica oriental que traz alguns conceitos da cultura chinesa, presentes há mais de 3.000 anos, e, ao contrário do que muitos pensam, nada têm a ver com religião. Seu objetivo maior é organizar os espaços, estudando o fluxo de energia Chi (também conhecido como energia da vida) do local e harmonizando-o com técnicas próprias, procurando agrupar os espaços de modo a atrair as boas energias e expulsar as más.


Essa energia é “medida” através de um octógono, também conhecido como Baguá, e através de suas divisões, ele demonstra a relação de um ambiente juntamente com uma cor, para assim harmonizar o espaço.


O baguá é composto por: fama, relações, criatividade, viagens e relações com o pai, prosperidade, espiritualidade, família e fortuna. 


As cores utilizadas são: vermelho, rosa, branco, cinza, preto, azul, verde e lilás. No centro encontra-se o amarelo, que concentra toda a energia e se irradia para todas as partes do octógono.


Os significados se dão por meio da fusão das relações do baguá com suas cores. Baseado nisso, seguem abaixo alguns conceitos e sugestões práticas dos ensinamentos do feng-shui:


·    - O hall de entrada de um ambiente deve ser claro e bem ventilado para encorajar a energia Chi a entrar.
·    -  Se for utilizar espelho próximo à entrada da porta, coloque-o na parede lateral à entrada, nunca na frontal.
·    -  A porta principal deve ser proporcional a casa, e abrir sempre para dentro dela.
·    -  A porta de entrada nunca deverá ser alinhada com a de serviço.
·    -  Se a casa possuir escada interna, nunca a deixe diretamente em frente à porta de entrada.
·   -   As escadas em curva facilitam o trajeto da energia Chi dentro da casa e por esse mesmo motivo, os jardins e acessos em curva são melhores do que os retos.
·   -   Na sala de jantar, evite posicionar cadeiras de costas para janelas ou portas.
·   -   Nas salas de estar, a melhor distribuição do mobiliário é em U.
·   -   Cantos arredondados ou formas circulares de mesas e bancadas ajudam a energia Chi a fluir livremente.
·   -   Na cozinha, o forno não deve estar localizado na frente da pia ou da geladeira.
·   -   Vigas aparentes em dormitórios criam ansiedade e atrapalham o sono.
·  -  No escritório, procure posicionar a cadeira de frente para a porta de entrada, para garantir maior concentração no trabalho.
·   -  É altamente recomendável que existam janelas nos lavabos.
·   - Os animais de estimação trazem uma abundante energia de vida.

Enfim, é importante conhecer e avaliar as técnicas de diferentes culturas sem nenhum tipo de radicalismo. Assim, devemos aplicar apenas os conceitos que acharmos procedentes e benéficos para nossa vida.


Fonte: http://imagem.vilamulher.terra.com.br



Fonte: http://www.realnobile.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário