Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Ambientes Internos

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica os conceitos da Arquitetura de Interiores ou Decoração para que cada ambiente projetado pelo arquiteto possa ter o estilo do dono ou proprietário da obra.


Segundo o Arquiteto Renzo Piano “A arquitetura é como um iceberg e a parte visível é muito pequena em relação ao que está oculto. O que fica além da fachada de um edifício é a vida”.


Baseado nisso, a Arquitetura de Interiores visa estudar o homem juntamente com suas expressões socioculturais e seu modo de vida, que levam em conta fatores objetivos (normas técnicas, ergonometria, topografia, clima) e subjetivos (tudo que diz respeito às preferências e ao gosto de quem ocupará o ambiente). Portanto, o arquiteto deve projetar ambientes onde a forma e a função se encaixem perfeitamente com os ideais de cada usuário.


O modo de vida contemporâneo está em constante mutação e requer ambientes dinâmicos tanto para espaços residenciais como comerciais, pois somos seres em movimento e vivemos em constante evolução. Assim, espaços e mobiliário não devem ser estáticos, ao contrário, devem ser adaptáveis aos mais diversos usos e atividades, como é o caso dessa livraria de São Paulo dedicada exclusivamente a publicações gastronômicas, onde em um mesmo espaço é possível efetuar a compra de livros e desfrutar deliciosos pratos no café e restaurante.



Fonte: www.arcoweb.com.br



Fonte: www.arcoweb.com.br



Em um projeto de interiores são estudados os tipos de revestimentos e acabamentos dos pisos, paredes e teto, assim como o mobiliário ou peças especiais, podendo ser desenhado pelo próprio arquiteto ou ser adquirido em uma loja especializada através da especificação do profissional da área. 


O desenvolvimento do layout inclui a distribuição e disposição do mobiliário, onde o usuário consegue visualizar o espaço e prever as diversas atividades que poderão ocorrer no local. A escolha de tecidos, objetos e acessórios decorativos também ficam por conta do arquiteto


Já alguns profissionais não incluem o projeto de gesso e luminotécnico no projeto de interiores, portanto certifique-se com o arquiteto contratado se estes serviços estão ou não inclusos no contrato. O conjunto de todas essas atividades visa à combinação adequada das cores, texturas, luzes, formas e volumes, de modo a alcançar harmonia, equilíbrio e bem-estar, respeitando o estilo de vida e o gosto da pessoa que utilizará o espaço



Fonte: www.arcoweb.com.br



Fonte: www.arcoweb.com.br


Nas fotos acima, o bar projetado pelo Arquiteto Arthur Casas, proporciona uma atmosfera relaxante, aconchegante e de longa permanência, com mensão a um cenário não urbano e escapista.



A composição do mobiliário e a aplicação de determinados materiais são os grandes responsáveis por transmitir elegância e nobreza ao ambiente, como demonstram algumas fotos abaixo:


Fonte: www.arcoweb.com.br


Fonte: www.arcoweb.com.br


Fonte: www.arcoweb.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário