A democratização do design é um desejo de todos, tanto dos profissionais da área como dos usuários consumidores.
A eliminação da idéia de que um bom design pertence somente as mais altas classes sociais não é tão simples quanto parece. O design é um projeto poético baseado numa série de critérios complexos, como a experiência humana, a questão comportamental, interação física e mental, aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.
Relógio Around Clock - R$ 246,00
Fonte: www.desmobilia.com.br
O bom design para ter alcance social e apelo comercial para atingir as massas deve ter uma compreensão rigorosa dos desejos da cultura contemporânea. A fabricação, por sua vez, está baseada em outro grupo de critérios: investimento de capital, segmentos de mercado, facilidade de produção, disseminação, crescimento, distribuição, manutenção, serviço, desempenho, qualidade e a tão pertinente sustentabilidade!
Entretanto, preços mais baixos significam lucros menores para as empresas, que tendo que competir contra o elevado volume de produção de grandes fábricas acabam se tornando “impopulares”.
Porém, acredita-se que a diversidade, variação, multiplicidade e a mudança façam parte da engrenagem do consumo e que todo produto industrial é um ato criativo, um ato político, um ato físico. Portanto, faz parte de um processo social interativo e responsável.
Porta durex. Design Serge Atalla. Vencedor do Premio Gift Award, 2004. Fabricacao Koziol - Alemanha. R$126,00
Fonte: www.desmobilia.com.br
Há muito que se fazer para que o design seja aliado ao poder de compra dos consumidores e haja uma democratização do mesmo, a começar por parte dos próprios usuários a estarem aptos a inovar para eles próprios. A mudança de consciência está ocorrendo, afinal todo mundo quer ser socialmente responsável pela originalidade e inovação. A reeducação deve atingir também as indústrias, pois o design para ser valorizado e compreendido deve responder a uma necessidade coletiva como uma forma de experimentação levando em conta o lado sensorial e emocional do ser humano.
Porta clips com imã. Design Seventh Sense. Fabricacao Koziol - Alemanha. R$99,00
Fonte: www.desmobilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário