Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 9 de maio de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre paredes decoradas

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini demonstra como é possível tornar as paredes de um ambiente mais interessantes através do uso de adesivos, papel de parede, revestimento de madeira, espelhos e vidros.

Podendo ser executada em diferentes materiais como alvenaria de tijolos, gesso acartonado, vidro, alvenaria estrutural, madeira, entre outros, as paredes são elementos importantes para auxiliarem na decoração de um ambiente.
Dentre as novidades do mercado que merecem destaque, os adesivos são uma alternativa econômica para criar um novo visual na decoração. Divertidos, modernos, originais e interessantes, esse tipo de material pode transformar completamente um ambiente, personalizando e trazendo harmonia para o espaço. Como qualquer outro adesivo, deve ser aplicado em uma superfície plana e sem relevos, como vidros, espelhos, paredes, revestimentos lisos e até móveis. Pode ser utilizado tanto em interiores residenciais como comerciais. Está disponível em diversas cores, modelos, estilos e temas, tanto para adultos, como crianças. Dentre os temas mais utilizados encontram-se os florais, elementos naturais e objetos geométricos. Abaixo seguem algumas fotos demonstrativas.












Outra opção interessante que atrai olhares e elogios aos ambientes são os papéis de parede. Estes elementos estão de volta e são considerados uma ótima opção de revestimento de paredes internas, pois podem gerar uma mudança radical no ambiente. Esse tipo de material é encontrado em vários padrões de cores, texturas, motivos, acabamentos e complementos. Usuários alérgicos não precisam se preocupar, pois a maioria dos papéis de parede são aplicados com cola a base de água e não causam acúmulo de pó ou poeira. Dependendo do tipo de papel escolhido, a manutenção pode ser feita com um pano úmido, gerando praticidade e rapidez na limpeza. Além de beleza, esses revestimentos trazem conforto ao espaço e desde que bem aplicado e cuidado tem uma durabilidade de 10 a 15 anos. Uma dica importante é a contratação de uma mão-de-obra de qualidade, pois como o papel de parede é vendido em bobinas, normalmente geram emendas e necessitam ser bem colocados.









Revestimentos em madeira são uma opção calorosa e aconchegante para ambientes internos e externos. Praticidade, resistência, variedade de cores e padrões são algumas características desse material que permitem a elaboração de projetos diferenciados, resultando em ambientes agradáveis e belos. Dependendo da sua aplicação e do tipo de material escolhido, esses revestimentos podem resultar em ambientes clássicos ou contemporâneos.








Exibindo amplitude e reflexão, os espelhos são muito utilizados para aumentar os espaços. Sua manutenção é simples e pode ser utilizado em diversos tamanhos, conforme a necessidade.




Vidros serigrafados são uma alternativa interessante aos vidros comuns que podem trazer um charme a mais para as paredes. Trata-se de um vidro temperado que recebe em sua superfície uma camada de esmalte cerâmico, num processo chamado de serigrafia, compondo diversos desenhos. Além do belo efeito estético, esse tipo de vidro bloqueia parcialmente a visão e a luminosidade dos ambientes, gerando privacidade e segurança.


E, para finalizar lembre-se que, apesar das diversas opções de revestimentos para paredes existentes no mercado, a aplicação dos mesmos deve seguir um critério de projeto. Para isso o usuário deve ter a ajuda de um arquiteto para criar composições interessantes e harmoniosas.

Um comentário:

  1. Michelle parabéns pelo seu blog. Somos uma empresa de Comunicação Visual que desenvolve projetos de adesivos decorativos. Gostaríamos de postar nosso trabalhos em seu blog.
    http://www.oficinadesinalizacao.com.br/servicos/adesivos-decorativos

    ResponderExcluir