Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 16 de maio de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Dormitórios

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica quais são os elementos necessários para manter um dormitório aconchegante e funcional.



Quando se pensa em relaxar e descansar dentro de casa, qual o primeiro ambiente que lhe vem à cabeça? A maioria das pessoas responderia dormitório. Nesta imagem acima, os tecidos, as cores claras, o uso da madeira e dos estofados traduzem essa sensação de tranquilidade.




 
Na hora de repousar, todos querem aconchego. Para alguns usuários isso significa cores claras e móveis com linhas simples, o chamado estilo “clean”. Nesta foto acima por exemplo, o estilo futurista impera com o uso do branco e com as formas orgânicas ou livres. Para alguns usuários este estilo pode trazer "frieza", enquanto que para outros, aconchego.






 Outros preferem cores fortes, vibrantes e objetos diferenciados que trazem personalidade para o espaço de dormir. Porém, o essencial é que o ambiente lhe proporcione bem-estar, acolhimento e tranqüilidade. Na foto acima por exemplo, o uso do vermelho, preto e branco trazem uma atmosfera moderna e jovem ao quarto. E na outra foto, o amarelo reforça a ideia de criatividade e estilo próprio. Já na foto abaixo, as fotografias e adesivos trabalhados na parede de frente da cama e no teto deixaram o quarto muito diferente.



 
Com pouco espaço e muita criatividade é possível planejar ambientes muito interessantes, trazendo ludicidade e personificação. No exemplo abaixo, os nichos serviram para acomodar os livros, e as prateleiras, os cd's.




Quando a intenção é gerar um ar mais divertido no dormitório, procure utilizar cores alegres nas paredes e esqueça a simetria. Criados mudos ou até mesmo pufes diferentes nos pés ou nas laterais da cama colaboram para criar um ambiente jubiloso. Papéis de parede, adesivos ou mesmo uma divertida luminária (como é o caso do pendente na foto abaixo), quebram a monotonia de um dormitório.






Simples e funcional, o quarto acima brinca com ludicidade através das cores e formas, transformando o quarto em um local interessante e divertido.
 
Muitos usuários preferem definir um tema para o dormitório, facilitando assim o trabalho do arquiteto. Como a intenção sempre é deixar o ambiente com a “cara do dono”, ao designar um tema o arquiteto desenvolve uma composição baseada em tais informações. Na foto abaixo, por exemplo, o jovem fã do Star Wars ganhou um quarto temático e com o universo lúdico.
 
 

Neste outro exemplo, o tema viagem foi muito bem retratado por meio de painéis, estofados, almofadas e outros elementos.
 
 
 “Para um bom projeto de interiores é fundamental que seja feita uma boa entrevista, pois assim o arquiteto descobre algumas dicas fundamentais da vida diária do usuário, aumentando as chances de realizar um projeto que o agrade”, afirma a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini. Na foto abaixo, por exemplo, o uso do rosa e os espelhos eram a paixão da filha, que se encontrou neste dormitório projetado exclusivamente para suas necessidades.





Alguns desses temas podem se referir a estilos, como o clássico por exemplo. Em uma composição clássica a simetria e a sobriedade são fundamentais. Na foto abaixo, por exemplo, o uso dos móveis escuros e a composição um pouco mais "carregada", são algumas das características do estilo por quais muitas pessoas são apaixonadas.




Nesse caso, ao contrário do estilo lúdico, procure utilizar móveis e objetos idênticos. Papéis de parede ou adesivos formando bordaduras, a escolha de tecidos suntuosos como a seda e uma iluminação indireta auxiliam na criação de uma atmosfera elegante e luxuosa. Pode-se notar na foto abaixo a repetição dos elementos, como o abajur, o criado-mudo e outros detalhes clássicos nas paredes.



Enfim, deve-se ter a consciência de que um dormitório é muito mais que um simples espaço para dormir. Um ambiente como esse é um abrigo para nosso cotidiano, nossas emoções e nossa alma, portanto precisa ter a nossa cara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário