Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 30 de maio de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Salas de Descompressão



Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini comenta sobre as salas de descompressão e suas funções benéficas dentro de uma empresa.

Em meio à sobrecarga de tarefas em uma empresa, cobranças, pressões psicológicas e a falta de motivação no trabalho, nada melhor que uma pausa para amenizar o desgaste e instigar o relaxamento. Pesquisas afirmam que o alto índice de stress é extremamente prejudicial ao desenvolvimento dos funcionários de um empreendimento.

Com o intuito de aumentar a produtividade e o desempenho, além de fazer com que o equilíbrio emocional e o bem-estar retorne à rotina do funcionário, foram criadas as chamadas salas de descompressão.





Fonte: http://idearios.com.br/wp-content/misc/2006/08/valer3.gif

 
Espaços cada vez mais presentes e requisitados por profissionais e empresas de todo o país, as salas de descompressão são ambientes utilizados por todos os usuários que compõem uma empresa para combater o stress inevitável do trabalho. “A idéia primordial é criar um local aconchegante e agradável para que os funcionários possam descansar e recarregar as energias para aumentar a concentração e o ritmo do trabalho”, afirma a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini.


Fonte: http://www.glorinhacohen.com.br/images/96/img_VCE_5_1.jpg

Esse conceito vem sendo utilizado há muito tempo em vários países. Segundo o Arquiteto Vinícius Barbosa, na China, por exemplo, a sesta (xiu-xi) é obrigatória. No Japão as empresas normatizaram os “salões de sesta”. Já nos EUA e Europa, aconselha-se cochilar após as refeições, criando assim um estilo de vida saudável. Os benefícios de descanso após o almoço já foram alvo de estudos realizados pela NASA e, nos resultados, verificou-se um progresso na produção dos usuários em que dedicavam alguns minutos de repouso no meio da jornada de trabalho.


Fonte: http://www.lopes.com.br/multimidia/images/blog/postagens/54747399504020483_foto1.jpg

Empresas como Citibank, SulAmérica, IBM, Petrobrás, Bradesco, Furnas, BankBostom e Infraero, vêm aumentando os ganhos de produção e qualidade de vida de seus funcionários através das salas de descompressão. Esses ambientes devem estar localizados nas dependências da própria empresa, como se fossem uma sala de estar residencial, para que os funcionários possam sentir a “descompressão” do serviço e livrar-se de tudo que o pressione ou oprima, já que a maioria deles costuma passar mais tempo na empresa do que na própria casa.


Fonte: http://www.blogdomau.com.br/wp-content/uploads/2009/04/empresa-google-relaxamento.jpg

O ambiente deve ser projetado de acordo com as características de cada empresa, podendo ser adaptado tanto para grandes como pequenos espaços. Preferencialmente deve ser descontraído e informal. Pode ainda ser criado apenas com a finalidade de descanso ou ser setorizado de acordo como o porte e a necessidade da empresa, por meio de salas de jogos, café, televisão, música. As salas de descompressão podem oferecer ainda poltronas de relaxamento e massagem, aplicando o conceito de “imersão” do funcionário em um ambiente completamente diferente do habitual.


Fonte: http://www.blogdomau.com.br/


Na opinião dos gestores, o retorno de uma sala de descompressão se dá em produtividade, menores custos médicos, mais comprometimento e bom humor. Porém é preciso que o projeto seja encarado com seriedade, caso contrário, a sala corre o risco de ser encarada como uma fuga do trabalho e cair no desuso.
 
 
 Fonte: http://www.blogdomau.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário