Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Pequenos Espaços x Grandes Soluções

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica como é possível ambientar pequenos espaços criando grandes e inteligentes soluções.

Viver em habitações com dimensões reduzidas e íntimas vem se tornando cada vez mais uma tendência, uma necessidade ou até mesmo, uma opção de modo de vida. Muitos arquitetos, designers e um número cada vez maior de usuários vêm optando em adquirir uma habitação menor, quer seja pelo custo do metro quadrado da construção ou mesmo pelo prazer e pelo reconhecimento do aconchego de morar em um espaço pequeno.







Atualmente, o novo estilo de vida, cheio de criatividade e originalidade acontece em torno desses espaços: apartamentos, duplex, lofts ou até mesmo oficinas. O grande “x” da questão é como aproveitar ao máximo esses espaços, trazendo conforto e funcionalidade para dentro de casa.


Fonte: http://www.youworkforthem.com

As soluções implantadas normalmente são inovadoras e inteligentes, e requerem, por parte dos arquitetos, ideias audaciosas pensadas para espaços limitados. Além disso, os avanços tecnológicos permitiram que aparelhos eletro-eletrônicos se tornassem cada vez mais reduzidos e práticos, contribuindo assim para potencializar o espaço utilizado.

Fonte: http://blog.craftzine.com/


Ao vivermos em um espaço reduzido devemos ter consciência que o mobiliário deve ser adequado ao local. Portanto, ao se mudar para um apartamento, por exemplo, saiba que os móveis deverão ser projetados para aquele espaço! “Muitos usuários querem trazer os móveis da sua antiga casa para seu novo apartamento, mas essa situação torna-se complicada, pois nem todas as peças poderão ser aproveitadas.”, afirma a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini.


Fonte: http://www.furniture-for-small-spaces.com

Uma ideia atraente e bastante usada em espaços limitados é o chamado mobiliário multifuncional. Como o próprio nome já diz, é um tipo de mobiliário ou objeto que tem várias funções e usos variados. Biombos que se transformam em cadeiras, escadas que abrigam livros, armários embutidos, mesas portáteis, portas de correr e divisões bifuncionais também são soluções interessantes que podem ser adotadas nos pequenos espaços.

Fonte: http://furniture-for-small-spaces.com/

Além do mobiliário, a correta iluminação, escolha de cores, distribuição e especificação de materiais também permite criar a ilusão de dispor de uma superfície muito maior do que a que realmente se tem. Iluminação zenital (clarabóias), focos de iluminação, superfícies refletoras ou brilhantes (porcelanato, pastilhas de vidro, laminados melamínicos – também conhecido como fórmica) e materiais translúcidos (vidro jateado, mini boreal, acrílicos, tijolos de vidro, cortinas em voil) proporcionam excelentes resultados.



Alguns truques também auxiliam na percepção do espaço e devem ser usados quando se tratar de espaços pequenos:

• Pintar o teto de branco causa uma sensação de amplitude de pé direito (altura).


Projeto e Foto: Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

• Tons claros nas paredes e no mobiliário causam a impressão de vastidão, aumento.


Projeto e Foto: Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

• Espelhos podem e devem ser utilizados para ampliar o espaço.


Projeto e Foto: Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

• Aproveite os pilares e outras saliências para criar prateleiras ou armários embutidos.


Projeto e Foto: Arquiteta Michelle Faura Ferrarini



Fonte: http://www.designboom.com/

Um comentário: