Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 26 de setembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre pisos cerâmicos

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini discute sobre alguns pré-requisitos técnicos do piso cerâmico.

Grande parte do sucesso de vendas do piso cerâmico dá-se pela variedade de formatos, texturas e cores, que atende aos mais diversos gostos e “bolsos”.




O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de pisos cerâmicos e o seu uso que antigamente se restringia apenas à cozinha e ao banheiro, hoje se estende por toda a casa.


Algumas características são fundamentais na hora da aquisição de um piso cerâmico. A porosidade, por exemplo, interfere na capacidade de suportar peso. Quanto mais água o piso absorver, menor será a sua resistência mecânica. Em locais que ficam muito expostos a umidade, como banheiros, é imprescindível que a absorção de água seja baixa (entre 0 e 10%).


A qualidade da matéria prima empregada no esmalte do piso também é muito importante, pois determina o quanto ele suporta o desgaste por atrito, ou seja, sua resistência à abrasão. Esses índices são determinados por testes feitos pelos padrões do Porcelain Enamel Institute, conhecidos também por PEI. Quanto maior o valor do PEI, maior a resistência do piso.



Observe abaixo os pré-requisitos técnicos para diferentes situações de pisos e revestimentos:

• Banheiros: PEI 2 e absorção entre 0 e 10%.

• Cozinha: PEI 3 (no mínimo) e absorção entre 0 e 10%.

• Quarto: PEI 3.

• Sala: PEI 3. Porém, use o PEI 4 se o ambiente der acesso à área externa da casa, deixando o ambiente mais exposto à sujeira que pode arranhar o piso.

• Áreas externas: PEI 4, aborção entre 0 e 10% e coeficiente de atrito superior a 0,4.

• Garagem: PEI 5 e absorção entre 0 e 10%.

Outro fator que devemos prestar atenção é em relação ao coeficiente de atrito (aspereza) do piso. Para rampas, escadas ou locais que ficam expostos à chuva, o ideal é que se utilize um piso antiderrapante, com o intuito de evitar acidentes. Os fabricantes adicionam areias e minerais para aumentar sua resistência ao escorregamento, que de preferência deve se igualar ou exceder o grau de 0,4. Na dúvida, não deixe de perguntar! Profissionais, vendedores e fabricantes estão cada vez mais preparados e informados para auxiliar os usuários.


Em relação ao custo, há várias opções de preços e modelos. Tamanhos, estilos e qualidades técnicas fazem os valores por m² variarem bastante. Lembre-se que nem sempre o piso mais caro é o melhor produto para seu projeto. Peça auxílio a um arquiteto, pois a escolha de pisos e revestimentos é fundamental na harmonização de paredes, teto e mobiliário. A paginação também é um item importante, que deve ser elaborada antes da colocação dos pisos.


Um segredo significativo para instalar o piso cerâmico é seguir as instruções do fabricante. Segundo Eduardo Quinteiro, tudo começa com uma boa base. Uma vez feito o contrapiso, ele precisa de duas semanas para curar completamente. É o momento, então, de assentar a cerâmica, levando em conta os espaçamentos entre as peças. Depois de 72 horas, faz-se o rejuntamento, que deve ser realizado obrigatoriamente com um material impermeável.



Uma das vantagens do piso cerâmico é a facilidade na sua manutenção. Água abundante e sabão neutro bastam para manter o piso limpo e com aspecto agradável por mais tempo. Vale a recomendação de se utilizar um capacho na porta de entrada para evitar que grãos de areia trazidos pelas solas dos calçados possam arranhar e prejudicar o brilho do piso.


Outra característica positiva é sua durabilidade. Dependendo da qualidade do piso cerâmico ele resiste por mais de 40 anos: é o caso dos produtos de classe A. Se optar por um produto mais econômico, tenha consciência que os modelos das classes B e C possuem defeitos (diferenças de tamanho e tonalidade, peças quebradas) e na maioria das lojas, não são passíveis a trocas.



Por fim, desista dos pisos cerâmicos se você não quiser pisar em um piso frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário