Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Decoração Natalina


Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini faz um especial sobre decoração natalina: árvores de natal.

Na verdade eu gosto tanto do Natal que pra mim é sempre um prazer falar sobre este tema. Espero que vocês leitores curtam as dicas de decoração que preparei com todo o carinho.
Beijos,
Michelle Faura Ferrarini

Toda original, esta Árvore de Natal invertida é a tendência para 2010. Será que espanta o papai noel? rss

É natal! Tempo de união, alegria, harmonia, generosidade, doação, perdão! Época em que preparamos e decoramos nossa casa para receber os familiares e amigos. E é com a missão de auxiliar você leitor, que preparei algumas curiosidades e dicas para que sua casa fique mais charmosa nesta data tão maravilhosa.


Pequenina e graciosa, esta Árvore de Natal trouxe um charme à mesa.
Quando falamos em decoração natalina uma das primeiras imagens que nos vêm à mente é a árvore ou pinheiro de natal. A título de curiosidade, o site “Presente de Natal” diz que, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga que o Cristianismo, e além de ser um símbolo da vida, não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular.


No Natal, tudo é permitido em termos de decoração.

Antigamente, muito antes de se começar a comemorar o natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas, em Dezembro, simbolizando o triunfo da vida sobre a morte. Os romanos também tinham a mesma tradição com as árvores, e enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália - um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta mesma época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.

Que tal uma Árvore de Natal minimalista? Eu amei!
Fonte: http://www.joaobem.biz/blog/
Porém, a primeira referência à árvore de natal como a conhecemos hoje data do século XVI, em Strasbourg, Alemanha (atual território francês). Naquele tempo, as famílias costumavam decorar pinheiros de natal com papéis coloridos, frutas e doces. A prática tornou-se hábito e a tradição acabou se espalhando por toda a Europa, até chegar aos Estados Unidos no início de 1800. No Brasil, a tradição chegou na época colonial trazendo beleza, alegria, paz e esperança.



Desde então, a árvore de natal vem se tornando cada vez mais popular e um símbolo perfeito para o natal, já que devido à sua forma triangular na tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Essa é toda feita de chocolate. Pena que não ia durar muito na minha casa. rss

Dicas da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini :

O natal é uma época em que o exagero é permitido! Porém, alguns cuidados são necessários para harmonizar o ambiente:


Muito delicadinhas, essas pequenas fofuras trazem uma alegria e um espírito natalino à decoração.
• A decoração verde e vermelha é clássica e atemporal. Portanto, se estas cores lhe agradam, abuse de sua criatividade. Papai-noel, bolas, laços, anjos, bonequinhos, caixinhas de presente nestes tons...tudo é permitido!

Essa é de crochê. Não é um mimo?
·   O dourado também é outra opção. Manter a decoração monocromática deixa a árvore elegante. Bolas, pingentes, flores, borboletas, estrelas, frutas e fitas douradas. Seja criativo e inventivo...surpreenda os convidados!
Outra árvore minimalista. Quem é clean vai adorar a ideia!

• Cuide do tamanho e da proporção de sua árvore e enfeites. Pinheiros de chão ou de mesa, todos possuem sua beleza. Lembre-se que o equilíbrio é um fator importante para o resultado ser deslumbrante.

• Esconda a base de sua árvore! Se ela for natural, enfeite e decore o recipiente que abrigará o tronco. Papéis de natal, tecidos natalinos, musgos e flores podem ser utilizados.

Essa aqui também está bem legal. Feita somente de pinhas natalinas.

Uma ideia interessante é utilizar um tema original para sua árvore. Apesar de ser Natal, sua árvore não precisa necessariamente obedecer à decoração natalina tradicional. Segue abaixo algumas sugestões do site “eu decoro.com”


Árvore de Natal Infantil: pode ser decorada com desenhos coloridos e recortados, bonequinhos natalícios (Pai Natal, Mãe Natal, bonecos de neve, anjos, renas, flocos e bonecos de neve), imagens de feltro, dentre outros.


Árvore de Natal Gastronômica: essa árvore fica muito interessante. Pode ser montada com paus de canela, nozes suspensas com fitas natalícias, maçãs pequenas cobertas com brilhantes, bolachas caseiras natalinas (como as típicas gingerbread - bolachas de gengibre), chocolates (guarda-chuva), e outros doces típicos.

Árvore de Natal Jardim: fica linda para se utilizar na área externa, podendo ser enfeitada com borboletas douradas, libélulas verdes, miniaturas de animais - como passarinhos e joaninhas, azevinho, pinhas, folhas de árvores secas, grinaldas verdes, douradas e flores.

Árvore de Natal Elegante: esta árvore fica chiquérrima e super original. Podem-se utilizar cristais transparentes, bolas de vidro, pequenos espelhos, um lustre com velas a servir de estrela no topo, grinalda tipo pérolas e luzes de led.

Assim termino esta matéria desejando que o espírito natalino invada os lares de todos vocês, e que meus queridos leitores tenham um Natal muito abençoado e iluminado por Deus.  
Aguardo os comentários de vocês sobre esta matéria.


Árvore de Natal feita de jornal reciclado. Pensamento ecológico em todo o ano!


Simples, clean e elegante!


Aqui um clássico Pinheiro de Natal


Outra arvorezinha de chocolate! Hmmmmmm

Olhem que delicada ficou esta Árvore de Natal de Parede feita com diferentes laços de patchwork.

Esta Árvore de Natal também é muito original. Vasos com diferentes tamanhos e cores de plantas junto a algumas velas, tornam sua árvore bem criativa.


Para quem gosta de originalidade esta árvore é a correta. Você pode misturar fotos e pequenos souvenirs de viagens fazendo da árvore um grande painel dinâmico que conta a história da família.

2 comentários: