Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Persianas

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre o uso das persianas - praticidade e eficiência.

Olá leitores! Nesta matéria explorarei o mundo das persianas, um elemento de proteção solar interna cada vez mais difundido e interessante. Um abraço e boa leitura!

A enciclopédia virtual Wikipédia define persiana como um artigo decorativo utilizado na parte interna de janelas ou portas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente.


Essa persiana da foto é a do tipo rolô, um modelo muito prático e clean.

A persiana horizontal de alumínio possui uma variedade de cores permitindo trazer diferentes sensações aos ambientes, como é o caso desta cor terracota que trouxe alegria e ludicidade à cozinha.

 
Na verdade, o controle da quantidade de luz natural é uma característica especial das persianas, pois fornecem uma barreira opaca ou translúcida que bloqueia tanto a radiação solar direta quanto a difusa, na estação quente. Em outras palavras, as persianas permitem que a claridade seja controlada e adentre ao ambiente, protegendo móveis e tornando o local mais agradável e aconchegante.

 A persiana em madeira trás um maior aconchego ao ambiente.

A persiana vertical em pvc é uma ótima opção para pessoas alérgicas, além de ser muito prática.

As persianas de madeira trazem um maior aconchego ao ambiente, além de gerar uma fácil manutenção.
Além de barrar a entrada direta dos raios solares, quando instalada fora do vão da janela, as persianas protegem mais o ambiente, reduzindo em até 35% os custos com ar-condicionado, colaborando para a eficiência energética.

Olhem que bacana esta persiana personalizada. É possível criar diferentes cenários para auxiliar na composição harmônica do espaço.

Mais uma persiana especial dando um toque diferenciado ao ambiente.

As persianas ainda possuem a função de dar privacidade a um local, e uma de suas grandes vantagens dependendo do modelo e da posição de suas lâminas, é permitir a entrada de ventilação natural ou da circulação do ar, sem prejudicar a iluminação e a visão externa.


Esta persiana é interessante pois mescla uma lâmina transparente e uma opaca, dando uma luz difusa ao espaço, aumentando a sensação de conforto.

Neste escritório, a persiana horizontal de alumínio foi uma boa escolha, já que permite através do controle das lâminas, apreciar ou bloquear a visão externa.

Já tinham imaginado um ambiente com cortina preta? Opção fantástica!

 
Dentre os motivos pelos quais as persianas são tão populares estão à funcionalidade e praticidade, bem como a enorme gama de opções de cores, texturas, materiais, formas e modelos, possibilitando o controle da atmosfera de seu ambiente (moderno, arrojado, romântico, delicado, rústico, lúdico, clean).
Esta persiana é a romana, um modelo bem interessante e quer permite a utilização de diferentes tecidos, como este mais translúcido. Notem que neste caso a persiana foi instalada dentro do vão.

 Já neste caso, a persiana também é romana, mas foi instalada fora do vão.

No mercado existem 2 tipos de persianas internas: as horizontais e verticais, sendo que ambas podem ser utilizadas tanto em ambientes residenciais como comerciais. Segundo a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini, independente de ser vertical ou horizontal, as cortinas ou persianas de cores claras são mais eficientes, pois refletem grande parte da radiação recebida, mantendo o ambiente mais fresco. Lembrando que a dica é válida principalmente para os climas quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário