Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Arquitetura e Decoração: Matéria da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Arteterapia.

 ARTETERAPIA: estimulação & criatividade!

Olá pessoal, tudo bem?

A matéria de hoje é muito bacana e interessante. Por acaso, você conhece a Arteterapia?
Bom, preocupações excessivas, grandes responsabilidades e problemas financeiros são dificuldades comuns encontradas pela maioria da população, podendo causar stress e até doenças psicossomáticas.
Nesse sentido, a arte pode exercer uma imensa colaboração ao ser humano, sendo um meio de expressão muito utilizado para transpor barreiras e ideologias. 
Realmente não há dúvidas quanto aos benefícios que o contato mais direto com a arte pode causar ao homem. É aí então que entra a Arteterapia. Esse tratamento surgiu a partir da relação particular e interativa entre o homem (sujeito) e um objeto de arte (criação), a fim de trabalhar conceitos como a auto-expressão, imaginação, metáforas e simbologias.


Um dos primeiros adeptos a testar e indicar esse tipo de terapia foi o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. O médico acreditava que "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida".

Como funciona?
As atividades desenvolvidas em um ateliê terapêutico visam sempre expressar a linguagem artística em prol da saúde, utilizando os mais diversos meios de expressão como a dança, o teatro, a pintura, a música, o artesanato e as artes plásticas.

A iluminação natural também é um item importante a ser considerado, pois a luz do sol intensifica as cores, deixando o ambiente claro e cheio de vida.
A percepção visual, tátil, auditiva e olfativa deverá ser estimulada através das cores, texturas, música e materiais diversos, pois o corpo humano influi sobre a mente e emoções, causando diferentes sensações.
Portanto, independente da atividade realizada, a arte juntamente com a terapia podem contribuir no processo de tratamento terapêutico, tornando-se um caminho para se chegar ao inconsciente e subconsciente humano, através de atividades perceptivas, sensório-exploratórias, lúdicas e interativas.

  

                                                                   Fonte: http://www.notiziariodelleassociazioni.it/

                                                                  Fonte: http://www.arteterapia.org.br/

                                                                  Fonte: http://aconquistadabolina.blogspot.com/                                                                        (Ateliê de Arno Stern. Perfeito!)

                                                           (Ateliê de Arno Stern)

                                                        (Ateliê de Arno Stern)

Gostaram da matéria?
O que você acha sobre a Arteterapia? Escreva seu comentário.

Beijos da Arquiteta,

Um comentário: