Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Jardim Zen

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explora os conceitos e referências do jardim zen, ou jardim de meditação.


Um jardim zen ou “jardim seco” tem por objetivo maior a contemplação e meditação. Ele pode ser criado tanto em pequenos como grandes espaços, pois o importante não é o tamanho, mas os elementos que o compõem.

Fonte: http://omeujardim.com

Na criação de um jardim como este há três aspectos importantes que devemos considerar: espaço (físico), fluidez (liberdade) e simplicidade (materiais, plantas, texturas, cores). Porém, o importante é que dentro desses princípios, prevaleçam a paz e a tranqüilidade.

Fonte: http://www.vilaboadegoias.com.br

O primeiro passo é decidir o local em que o jardim será inserido. Pode ser disponibilizado um espaço no quintal ou trabalhar um jardim zen em miniatura, para colocar em cima da mesa de trabalho, por exemplo.

Fonte: http://www.itamaiatu.com.br

Adquira então alguns elementos que podem ser facilmente encontrados: madeira ou um recipiente grande, pregos, parafusos ou cola para madeira, ferramentas apropriadas para jardinagem, material de proteção contra ervas daninhas, ancinho, areia, gravilha, rochas, pedras e luminárias.
Depois, utilize a madeira para construir uma caixa que abrigue aproximadamente 10 cm de areia.
Uma das características do jardim zen é a pureza, limpeza, linhas simples, que seduzem os usuários. Portanto, se o jardim for executado no solo, deverá utilizar proteção contra erva daninhas para mantê-lo sempre limpo. Distribua então a areia e a gravilha utilizando o ancinho para ficar uniforme.

Fonte: http://temperodavida.files.wordpress.com

No jardim zen cada tipo de material tem um simbolismo: a areia e a gravilha representam a água que por sua vez simboliza paz e tranqüilidade de mente e espírito. As rochas são peças chaves na composição do jardim zen, simbolizando montanhas – elementos predominantes na natureza. 

Fonte: http://www.arcoweb.com.br

Junto às rochas devem ser acrescentadas pedras decorativas de cores, texturas e tamanhos diferentes. Elas devem ser parcialmente emergidas na areia e nunca ser colocadas no centro do recipiente, sempre dos lados e em números ímpares.

Fonte: http://www.arcoweb.com.br

Pequenos troncos, com ou sem musgos também devem ser colocados na composição. Um elemento verde como uma planta ou um bonsai, estátuas, lanternas, pontes ou elementos com água podem trazer tranqüilidade. O próprio ancinho é muitas vezes uma peça que decora o jardim.
Utilize luminárias ou velas para incrementar o jardim e criar um ar misterioso através do jogo de luz e sombras.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

“Penteie” a areia com o ancinho e forme diversos padrões: um desenho comprido e curvado representa águas agitadas, enquanto as linhas retas simbolizam águas calmas. Altere o visual do jardim quantas vezes quiser, desfrute e contemple.

Fonte: http://www.bonsaicenter.com.br

O próprio trabalho de manutenção do jardim zen é uma atividade de lazer anti-stress e divertida. Contrate um Arquiteto para executar pela primeira vez o jardim e depois use sua criatividade: adicione ou retire elementos, altere o desenho da areia e adapte o jardim ao seu estado de humor e espírito. Aproveite!

Fonte: http://images3.wikia.nocookie.net

Um comentário:

  1. Parabéns pelo material sobre 'Jardin Zen', foi muito proveitoso. Tirei ótimas ideias para objetos de decoração.

    Alexandre Costa
    www.arteegole.blogspot.com

    ResponderExcluir