Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Estofados

No artigo abaixo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre a evolução do sofá ao longo do tempo e dá algumas dicas sobre a composição de um ambiente utilizando os estofados.


Um dos tipos de estofados mais utilizados em nossas residências é o sofá. Originalmente, o sofá era empregado como trono dos governantes árabes e desde a antiguidade era utilizado pelos nobres do Oriente Médio, sendo considerado um móvel elitista.

http://freshome.com

http://freshome.com

Os romanos usavam o sofá juntamente com o “comedor”, conhecido atualmente como sala de jantar. Três sofás eram colocados ao redor de uma mesa baixa para que os homens pudessem descansar enquanto comiam. Uma curiosidade da época é que homens e mulheres ainda não exerciam direitos iguais, portanto enquanto os homens sentavam-se confortavelmente, as mulheres usavam cadeiras convencionais.

http://freshome.com

http://freshome.com

Somente no século XIX, quando a revolução industrial espalhou-se pelo mundo, o sofá deixou de ser um artigo voltado somente para a elite e se converteu em um objeto imprescindível a ser inserido nas casas de cidadãos de classe média e baixa.



http://freshome.com

Desde então, o sofá sofreu várias modificações, tanto em seu uso, como em seu design. Assistir televisão, descansar e relaxar, sentar, deitar, e até comer, são algumas atividades da vida familiar que contam com a presença do sofá.


http://livroseafins.com

No interior de uma residência, o sofá deve se harmonizar com o ambiente e com a decoração e pode ser usado em outros cômodos além das salas, como quartos e áreas de lazer. Portanto, escolher um móvel adequado ao espaço disponível é fundamental.

http://freshome.com

http://freshome.com

Existem no mercado três tamanhos básicos de sofás que podem ser utilizados: pequenos, médios e grandes.
Para espaços menores, procure utilizar móveis compactos para manter a proporção. A dica é seguinte: não encoste os móveis uns nos outros, nem nas paredes. Sempre deixe um espaço livre entre eles para seu ambiente parecer maior. Complemente o cômodo com o uso de poltronas ou cadeiras de apoio para liberar espaço.

http://freshome.com

http://freshome.com

http://freshome.com

Quando se tem um pouco mais de espaço disponível, não se deve esquecer que além de preencher espaços com móveis, deve-se pensar nos espaços vazios. Transmitir sensação de amplitude e fluidez é importante para proporcionar aconchego aos usuários. Procure deixar uma boa circulação entre os móveis para não causar uma sensação claustrofóbica no ambiente. A dica fica por conta do mobiliário utilizado na frente do sofá, que de preferência, não deve ultrapassar sua largura.


http://freshome.com



http://freshome.com

http://freshome.com

Para espaços generosos em que a proposta é acomodar um bom número de pessoas confortavelmente, pode-se utilizar um grande sofá em L. Nesses casos, várias composições são possíveis, através do uso de sofás, um par de poltronas, mesas de centro e laterais, pufes, tapetes, vasos de plantas naturais e outros elementos de decoração. A dica se dá por meio dos espaços de circulação, que devem respeitar o mínimo de 50 cm entre os estofados e a mesa de centro.

http://freshome.com

http://freshome.com

Outro tipo de estofado muito utilizado são as poltronas, conhecidas também como “cadeirão” ou “cadeira-de-braços”. Esse tipo de móvel nada mais é do que uma espécie de cadeira almofadada, e por ser mais compacto que o sofá, é utilizado nos mais diversos ambientes: salas de estar e visitas, escritórios, dormitórios, home theaters, salas de banho, salas de jantar.

http://freshome.com



http://freshome.com

Os estofados em geral podem receber diversos tipos de revestimento: tecidos permeáveis ou impermeáveis, couro natural ou sintético. Lembre-se que se o sofá ficar exposto às intempéries deve-se utilizar tecidos impermeáveis e de preferência uma cor clara e lisa, pois tecidos estampados e coloridos podem sofrer alterações de cor com o sol. Outra opção é utilizar materiais sintéticos próprios, como o couro náutico, por exemplo.  Não utilize o couro sintético comum (corvim) em áreas abertas, pois em contato com o sol o material pode trincar.
http://freshome.com

Uma dica para conservar mais os tecidos de estofados de áreas externas, independente do tipo de tecido, é guardar as almofadas dentro de casa quando não estiver utilizando o móvel.

http://freshome.com

http://freshome.com

Já para os usuários que possuem animais de estimação, existem tecidos que são mais resistentes e exigem apenas um pano úmido na limpeza, como sarja e brim, ou seja, tecidos com a trama mais fechada. Tecidos mais lisos como o couro, couro vegetal ou sintético e outros impermeáveis são vantajosos, pois são práticos e resistentes à remoção de pêlos. Outra dica é evitar o uso da seda, pois é muito delicada nesses casos.



http://freshome.com

Além de ser uma tendência, as capas para sofás são uma excelente opção para quem tem criança em casa. Assim como uma vestimenta, seu estofado pode adquirir uma aparência diferenciada a cada semana. A manutenção é fácil e simples, podendo ser feita com o auxílio de uma máquina de lavar roupas.

http://freshome.com

http://freshome.com

As mantas são outra opção interessante. Escolher um tecido agradável ao toque e que não escorregue, são preceitos fundamentais. Prefira as fibras naturais e faça uma arrumação simples: dobre a manta em formato retangular e coloque-a em um braço do sofá ou em um canto.

http://freshome.com

http://freshome.com

Almofadas também podem ser facilmente trocadas se o usuário gosta de mudar o visual de seu ambiente com freqüência.  Dê preferência a um estofado de cor lisa e brinque com as cores das almofadas. Seu sofá deve adquirir sua personalidade, podendo ser mais clássico, moderno, sério ou divertido! Use e abuse de sua criatividade! 
http://freshome.com

Um comentário:

  1. Meus parabens pela criatividade ficou tudo muito lindo adorei queria qualquer um deles aqui em casa.

    ResponderExcluir