Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Arquitetura e Decoração: Dicas da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre Iluminação!

Dicas de iluminação residencial

Olá queridos leitores,

A luz é algo tão comum em nossa vida diária que muitas vezes não nos damos conta de sua importância com relação às atividades que exercemos (trabalho, estudo, lazer) e ao modo que vivemos, não é mesmo?
No interior de uma residência é preciso pensar que cada ambiente exige uma necessidade diferente, e com isso, uma iluminação específica. 

  • As escadas, por exemplo, precisam ser muito bem iluminadas para permitir uma boa visualização dos degraus ou de outros elementos. 

  • Pode-se criar ainda uma iluminação de efeito, ou seja, aquela que tem o foco dirigido, servindo para iluminar superfícies, objetos, quadros, fotos ou detalhes, criando pontos de interesse no ambiente

  • Na sala ou living várias atmosferas e efeitos podem ser criados, pois neste ambiente são exercidas diversas atividades ao mesmo tempo. Geralmente, esses ambientes são de uso extremo do usuário; sendo assim um refúgio aconchegante, que tenha uma iluminação ambiente, um bom lugar de descanso e também até para leitura. Neste caso, iluminações independentes com abajures e arandelas tornam um cenário perfeito. * Lembre-se sempre que, para proporcionar esta atmosfera aconchegante as lâmpadas devem ser amarelas.


  • A cozinha e a copa são ambientes que precisam de atenção na hora de projetar a iluminação, principalmente com relação aos planos de trabalho (bancadas, mesas e armários).
                                              (Projeto realizado pela Arquiteta Michelle Faura Ferrarini)
- Com ajuda de iluminação indireta, o uso da madeira e da cor laranja, projetou-se uma sala de jantar confortável, integrando todos os elementos.

(Projeto realizado pela Arquiteta Michelle Faura Ferrarini)
- Nesta área de lazer, a iluminação de destaque é a dona da vez! A parede com efeito wall-washing, a sanca com iluminação indireta e o pendente na área do bar produzem aconchego e bem-estar aos usuários.


E então? Gostaram das dicas?
Abraços, Arquiteta Michelle Faura Ferrarini.

Um comentário: