Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre tapetes

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini dá algumas dicas sobre como utilizar tapetes na decoração do seu ambiente.


A função básica de um tapete é proteger nossos pés do contato com o piso frio (cerâmica, porcelanato, granitos e mármores), trazendo conforto e aconchego ao ambiente. Muitas vezes o utilizamos pelo simples prazer de andar descalço sobre ele, para sentar, brincar, jogar, assistir televisão, namorar ou até deitar, justamente por nos acomodar e nos proporcionar um bem-estar.


Além disso, o tapete serve também para delimitar o espaço, dar personalidade e exclusividade ao ambiente. Não existe uma regra específica quanto ao tamanho e padronagem do tapete. O que conta é o bom senso e a harmonia com os móveis e o restante do ambiente.

Nas salas de estar, por exemplo, aconselha-se escolher um modelo que avance até a metade da largura do sofá e nas laterais o ideal é sobrar em torno de 20 cm de cada lado, para que se possa acomodar poltronas e mesinhas.

Se sua sala é pequena, um truque interessante para aumentá-la é utilizar um tapete grande e dispor os móveis sobre ele, pois as pessoas tendem a permanecer na área demarcada por esse artefato de decoração utilizado sobre o chão.


Ainda nas salas, livings ou escritórios, é possível utilizar o tapete redondo. Porém, essa forma limita a distribuição do mobiliário, por isso torna-se difícil de usar. O ideal é que todo o mobiliário se distribua sobre o tapete, exigindo que o ambiente seja grande, e de preferência contemporâneo.




Em salas de jantar, a solução perfeita para os tapetes é somar 1 m além da medida da mesa. Por exemplo, se sua mesa de jantar mede 2,00 x 1,50 m, o ideal é usar um tapete de 3,00 x 2,50m. Essa borda de 1 m é necessária para que os usuários possam arrastar as cadeiras sem enroscar no tapete. Porém, sabe-se que, devido ao tamanho e preço da metragem quadrada dos imóveis, nem sempre esse espaço está disponível e, se esse for o seu caso, utilize 0,70 m de sobra (espaço mínimo). Não se esqueça de considerar o tipo de material do tapete que irá escolher. Peça ajuda a um profissional da área, pois existem tecidos ou fibras que são mais suscetíveis a manchas e a lavagens.



Nos dormitórios, uma solução interessante seria utilizar grandes tapetes, de forma a ocupar todo o ambiente. A segunda opção, que também é muito adotada, parte do mesmo truque citado anteriormente: o tapete deve se estender até a metade da largura cama e sobrar pelo menos 70 centímetros nas laterais. Quando o ambiente não permitir esse tipo de solução pode-se usar pequenos tapetes nas laterais da cama. Mas atenção, mantenha o mesmo modelo e padronagem.

Independente do estilo dos móveis, os tapetes devem seguir o estilo de vida da casa e de seus moradores. Com uma enorme gama de opções de materiais (nylon, lã, algodão, fibras naturais, couro, lycra, sisal, juta, seda, chenile, rami, vinil), padronagens (geométrico, listrado, xadrez, floral, estampado, egípcio, oriental, lisos) e infinitas cores, você está livre para escolher o que melhor combina com o seu ambiente e com a sua personalidade.


2 comentários:

  1. que tapetes maravilhosos, amei!
    estou fazendo um, com lã e feltro.

    ResponderExcluir
  2. legais né Luciana? Fico feliz que tenha gostado. Depois me mande uma foto do que você está fazendo!
    beijos

    ResponderExcluir