Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre pastilhas de vidro

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini fala a respeito das pastilhas de vidro: um material que traz modernidade e sofisticação aos diversos ambientes.


Os resistentes “quadradinhos vitrificados” sobrevivem tanto ao tempo quanto a moda, e salpicam cor por onde passam, trazendo elegância e requinte ao ambiente.


Podendo ser industrializados ou artesanais, lisos ou texturizados e com diversos formatos e cores, as pastilhas de vidro são sinônimos de modernidade.


Tecnicamente falando não há restrições quanto a seu uso. Tudo depende da criatividade de seu arquiteto, pois infinitas são as opções. Podem ser aplicados em pisos, paredes, tetos, fachadas, churrasqueiras, piscinas ou até em móveis.
Normalmente as pastilhas são vendidas por metro quadrado (preços variam conforme o tamanho e a cor) e em alguns casos podem ser adquiridas por placas (quando há estoque na loja de materiais de construção).

Essas placas geralmente possuem a medida de 30x30cm, coladas sob um papel. A parte inferior recebe argamassa colante, assim como o contrapiso. Duas horas após o assentamento aplica-se uma solução de água e soda cáustica granulada para retirar o papel. Faz-se então o rejuntamento com uma massa específica, cujas sobras são limpas com ácido muriático e água.

Essas soluções variam conforme o fornecedor. Consulte seu arquiteto antes de realizar a colocação do produto e lembre-se que a mão de obra deverá ser especializada, pois quando mal aplicada e assentada a pastilha de vidro corre o risco de provocar corte nos pés (se estiver instalada no piso).


 
Quanto a sua manutenção, as pastilhas de vidro não exigem nenhum tipo especial de produto para a limpeza, podendo ser laváveis com água e sabão. Caso o rejunte ou a pastilha encardir, aconselha-se utilizar uma solução em partes iguais de ácido muriático e água. Mas, cuidado, utilize máscara e luvas ou contrate um profissional especializado, já que o produto é tóxico.


A durabilidade da pastilha varia em torno de 50 anos, com a mesma aparência (visual de novo). Desista desse material se você não tiver mão-de-obra especializada ou se não gostar do toque e da sensação de um piso frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário