Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre a moda das peças vintage

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini conta um pouco sobre a origem e a utilização das peças vintage na decoração dos ambientes.


Que tal utilizar uma antiga mala de viagem e adaptá-la como um porta-trecos ou até mesmo fazendo a vez de um mini armário?

Você sabe o que significa a palavra vintage? Trata-se de uma expressão inglesa (vint + age) utilizada pelos produtores de vinho, que significa a idade da safra do vinho, ou seja, aqueles vinhos envelhecidos nas próprias garrafas. Porém, atualmente o termo foi “emprestado”, ganhou um novo sentido e vem sendo usado na moda e na decoração de interiores.


Telefones antigos podem virar luminárias e deixar o ambiente muito bacana!

Nesses meios, o estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas, utilizando peças autênticas do século passado (principalmente dos anos 40 - 80) mesclando a objetos de outros estilos.


Elementos ícones das décadas passadas podem ser misturados com o mobiliário atual e criar uma decoração bem interessante!

Segundo João Livoti, um mobiliário ou um objeto devem receber a denominação vintage quando mantêm suas características originais. "Os europeus preferem não intervir na peça apesar do desgaste do tempo. Já no Brasil, é comum conservar o desenho original, mas renovar o estofado e o acabamento", afirma. O arquiteto Antonio Ferreira Jr. é adepto de misturar mobília vintage com as de linhas contemporâneas. "A decoração ganha um sabor especial", acredita.

Aqui, novamente a mala da vovó foi incorporada à decoração e de uma maneira bem legal!

De uma maneira mais simples, as peças vintage nada mais são que aqueles objetos utilizados por nossos pais e avós e que agora voltam repaginados e modificados, para marcar presença e criar identidade em nossas casas.

As peças vintage realmente são lindas! Olha que charmosa essa cozinha com a geladeira amarela da década de 50?

A mistura de peças antigas, de um passado ainda próximo, com outras mais atuais é uma forte tendência que representa o tempo em que estamos vivendo. Nesse sentido, as peças vintage devem ser originais e representativas de cada período. Aproveite a dica para pesquisar objetos em brechós, antiquários, mercados de pulgas e lojas de móveis antigos.

As estampas florais vintage trazem uma sofisticação e um romantismo ao ambiente e podem ser usadas em almofadas, colchas, revestimentos de paredes, abajures, dentre outros.

Na decoração existem muitas peças que são ícones do século XX, mas que continuam brilhando neste século, como por exemplo: o mobiliário clássico do design escandinavo dos anos 50, os móveis com típicos pés-de-palito ou mesmo os pés torneados dando um toque retro às peças, os espelhos e peças de ferro forjado dos anos 40, as moringas de porcelana, os despertadores à corda, os rádios de madeira ou de plástico, os refrigeradores e outros eletrodomésticos com cores fortes e formas inconfundíveis, a cadeira de balanço da vovó, as luminárias arredondadas, um jukebox, e outras peças interessantes e marcantes.

Sou tão fã do estilo vintage que o adotei em meu escritório de arquitetura, por meio do frigobar com os pés palito (característico da década de 50) e da cômoda da Marilyn (by desmobilia).
Projeto e foto: Arquiteta Michelle Faura Ferrarini

Já na moda, o vintage pode ser representado por estampas de bolinha, xadrez, listrados, florais ou psicodélicas, tecidos sintéticos, plásticos e metalizados, saias e calças de cintura alta, saias longas e estampadas, vestidos tubinho, sapatos coloridos, uso de roupas com brilho – paetê, sapatos com bico arredondado (boneca), meias coloridas, camisolas bordadas, golas redondas, golas padre e golas rolê, mangas fofas e em balão, botões com formas e feitios originais, vestidos, saias ou blusas com barra balonê, bijuteria étnica, óculos grandes tipo Jackie “O”, chapéus, micro-shorts de cintura alta, calça cigarrete, vestidos curtos e justos,  e tantos outros vestuários que representam épocas mais antigas.
Esses sapatos vintage oxford são uma graça! Aliás, eu tenho o verde! rss
O design é de Alexandre Herchcovitch (by melissa)


Uma dica charmosa e ecológica de vintage é a samambaia. Uma planta muito comum na decoração da casa da vovó, a samambaia era utilizada na cozinha, na sala, na lavanderia ou mesmo no banheiro. O interessante desta planta é que ela tem uma folhagem ornamental, não precisa de muitos cuidados e pode ser usada suspensa. Lembre-se que as samambaias não gostam de sol forte, mas o ideal é manter o vaso em um local iluminado e que pegue um pouco de sol pela manhã.
À esquerda, uma samambaia dando um charme no banheiro. À direita, um puff amarelo brilhante torna a varanda muito mais alegre! Ambas, vintage!

Outra dica para quem curte o estilo vintage na decoração é utilizar as antigas gaiolas, candelabros, castiçais, máquinas de costura. Elementos como estes trazem um toque nostálgico ao ambiente, incorporando artefatos do agregado familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário