Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre arquitetura e moda: personalidade e estilo

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre a relação entre arquitetura e moda.

Não é novidade o fato de a arquitetura influenciar a moda e a moda influenciar a arquitetura. Na verdade essa relação sempre existiu com muita personalidade e estilo. Segundo o arquiteto Arthur Casas, houve diversos movimentos que estreitaram ainda mais a parceria entre esses dois mundos. “Não é difícil relacionar as linhas de Paul Poiret (estilista francês dos anos 20) com as dos designers Ruhlmann (art déco) ou Leleu (século 18); de Coco Chanel com Le Corbusier e Bauhaus; de Joe Colombo (1930-1971- designer de móveis) com Courrèges (anos 60)".


Design: Paul Poiret

Design: Ruhlmann

Design: Leleu

Através da arquitetura e suas relações - estruturas, formas, volumes, materiais, relevos, reentrâncias e saliências, cheios e vazios, luz e sombra, cortes e recortes, opacidade e transparência, cores, ornamentação, funcionalidade e beleza - é possível compreender o perfil moderno da moda.


Design: Le Corbusier

 
Design: Coco Chanel


Design: Marcel Breuer (Bauhaus)

Os estilos arquitetônicos também geram tendências na moda, como o classicismo – por meio dos ternos masculinos, femininos, da alfaiataria, dos vestidos “tubinho”, das saias retas; o barroco – através de detalhes em babados, franjas, plissados, golas, chapéus; o moderno – por meio de vestidos, jeans, bermudas, do paetê (novamente em alta), dos motivos florais e geométricos; ou até mesmo o minimalismo – jeans, camisetas básicas e muito preto.

Design: Joe Colombo

Design: André Courrèges

Deste modo, a construção de uma roupa deve ser considerada tão importante quanto à construção de um edifício. Ricardo Oliveros e Marta Bogea afirmam que “A roupa pode ser vista, em primeira instância, como o abrigo imediato, mais próximo da pele humana do que qualquer outro elemento que arquitetura possa conceber. Uma espécie de arquitetura primeira, abrigo que se descola da pele do homem e se projeta ampliando sua ocupação”.


Design: Miyake

Para Roberto Loeb, o relacionamento entre arquitetura e moda se situa preponderantemente no campo das atitudes e dos conceitos. "Não penso que haja uma regra fixa ou padrão, depende da sensibilidade e individualidade do designer, que pode ler a arquitetura com um olhar de integração ou contraposição. Valem a individualidade e a potência do criador, arquiteto ou designer. Valem a inovação e a celebração da vida."

Design: Miyake



Para exemplificar, Loeb ainda afirma que o estilista Cristobal Balenciaga integra suas roupas ao corpo da mulher, e a partir da década de 50 influenciou a moda, transformando a silhueta, alargando os ombros e removendo a cintura de suas criações. Em comparação ao famoso estilista, o arquiteto Oscar Niemeyer também utiliza as curvas femininas como inspiração para a sua arquitetura. Portanto, os dois têm em comum um olhar para a vida e para o feminino, resultando em criações que bebem da mesma fonte: a mulher.

Design: Cristobal Balenciaga


Design: Oscar Niemeyer
Inspiração na verdade é algo muito subjetivo que pode surgir nas pequenas coisas, para diversos artistas. Muitas vezes basta assistir a um filme, viajar, jantar em um bom restaurante, passear no parque, dormir e sonhar ou mesmo fazer compras para se ter uma boa ideia. Porém é sempre interessante que o profissional esteja atento a tudo que acontece a sua volta. "Fazer arquitetura é colocar artes plásticas, cinema, culinária, moda, dança e teatro embaixo de um mesmo telhado", sintetiza o arquiteto brasileiro, Isay Weinfeld. "A moda é um dos interesses da minha vida, ela sempre me influenciou. Estou muito mais interessado em Paul Smith do que em Tadao Ando. Quando Paul faz, por exemplo, uma camisa branca, e o caseado do botão da camisa é roxo, isso tem tudo a ver com a arquitetura que pretendo fazer", assume.


Design: Isay Weinfeld

Design: Samu-Jussi Koski

Enfim, não importa quem influencia quem. O importante é que a arquitetura da moda é ser feliz; é se sentir confortável em um ambiente que lhe traga aconchego e personalidade marcante.

Design: Paul Smith

Design: Isay Weinfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário