Minha foto
Umuarama, Paraná, Brazil
Arquiteta Especialista em Design de Interiores, apaixonada por arquitetura, arte, moda, música, design e cinema. É parte integrante do Corpo Docente da UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Seu escritório está localizado na Av. Maringá, 5046 - Edifício Ravel Tower, na cidade de Umuarama, no Paraná. A arquiteta prima por projetos sofisticados, exclusivos e adaptados às mais diversas necessidades de seus clientes.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Arquitetura e Decoração: Artigo da Arquiteta Michelle Faura Ferrarini sobre pisos de vidro

Neste artigo, a Arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica sobre os pisos de vidro, um material diferente que valoriza o ambiente.


Se você é o tipo do usuário que gosta de materiais diferentes e deseja um efeito e um visual belo e incomum, vai adorar a idéia do piso de vidro.  Além de exótico, o piso de vidro permite a passagem da luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, oferecendo uma fonte natural de luz.

Até pouco tempo atrás, a ideia de existir um piso feito totalmente de vidro parecia impossível e distante. Entretanto, com o avanço das novas tecnologias, o que era quase utópico virou realidade, e com muito sucesso.

Atualmente, o vidro pode ser utilizado em pisos, vigas, pilares, controle termo-acústico, segurança contra acidentes, proteção contra atos de vandalismo, envidraçamento estrutural e muitas outras opções. “As possibilidades oferecidas por esse material são inúmeras, basta usar a imaginação”, afirma Ricardo Macedo, diretor da Engevidros, empresa especializada em projetos com vidros. Para sustentar um piso como esse é necessário seguir as normas técnicas e utilizar um tipo de vidro especial, o chamado vidro laminado ou de segurança. Esse material nada mais é que um sanduíche de folhas de vidro, entremeadas de películas de PVB. Essas películas são responsáveis para dar cor às lâminas e também evitar os estilhaços, no caso de quebra do vidro.


 Para calcular a espessura do vidro e a sua estrutura de sustentação são necessários os serviços de um arquiteto juntamente com um profissional de uma empresa especializada.


   


A popularização desse tipo de piso se deu desde a execução do piso de vidro do Museu Oscar Niemeyer (2002), mais conhecido como Museu do Olho, em Curitiba-PR. Outro exemplo é o Park Shopping Barigüi, também em Curitiba, que conta com quatro pisos envidraçados, que formam “tapetes de luz”, pois possuem iluminação sob o vidro em forma de trapézios, com 6.500 milímetros de base por 4.800 milímetros de altura. O piso foi instalado sobre uma estrutura metálica, com ajustes de altura reguláveis. Além disso, os vidros receberam um desenho especialmente criado para essa obra.




Outro shopping-center que optou pela utilização do piso de vidro foi o Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Neste caso, o piso foi empregado na passarela de ligação aérea entre as duas alas do shopping. A passarela possui 5.000 milímetros de largura e 11.000 milímetros de comprimento. O acabamento dos vidros é opacado e possui uma rosácea com a logomarca do shopping gravada no centro da passarela. Os cinemas do Shopping Itaim de São Paulo, também tem piso de vidro, num total de quinze peças medindo 1.200mm por 1.550mm, com acabamento opacado. 




Além dos shopping-centers, museus e grandes centros comerciais, os pisos de vidro já estão sendo utilizados em residências, podendo ser usado como um painel de piso em salas, corredores, quartos ou mesmo em escadas. Por ser escorregadio, evite o contato desse tipo de piso com as áreas molhadas (banheiros, cozinha, área de serviço).

A instalação pode ser feita sobre o contrapiso ou deixar o fundo aparente. Se a primeira opção for considerada, deve-se forrar o contrapiso com uma base de borracha. Já se a idéia é deixar a luminosidade transpassar e o piso ficar com o fundo incolor, o mesmo deve ficar apoiado sobre uma estrutura metálica coberta por filetes de borracha. Nos dois casos deve-se utilizar rejunte de silicone.

Quanto à manutenção, devem-se ter alguns cuidados:



• Não usar saponáceos e detergentes industriais


• Use capacho na porta de entrada, pois o vidro risca com facilidade quando em contato com terra ou elementos pontiagudos.

• A cada cinco anos, no máximo, troque os rejuntes de silicone.


Desista do piso de vidro se você tiver um quintal com terra ou animais domésticos que entram em casa. Desaconselha-se seu uso para aqueles usuários que se sentem inseguros ou tem medo de altura.


4 comentários:

  1. Olá... me chamo Cristiane e gostaria de saber se você tem algum detalhamento em corte esquemático de um piso de vidro mostrando cm acontece o encaixe do perfil metálico na laje e do apoio do vidro no perfil..

    Agrade;co desde já..

    ResponderExcluir
  2. Olá... Me chamo Cristiane e gostaria de saber se você tem algum detalhamento em corte esquemático da conexão da estrutura metálica com a laje e da fixação do vidro na estrutura metálica para detalhamento em projeto arquitetônico.

    Obrigada desde já..
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiane, infelizmente não tenho. Entre em contato com um fornecedor que você consegue, ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Professora .. amei o artigo! Parabéns! Inclusive ele acaba de me ajudar no trabalho de maquetes que tenho que fazer sobre planos. Muito obrigada pela ajuda indireta rs Beijo

    ResponderExcluir